Autarquia apoia a construção de creche em Amora

Creche
04 Maio '23

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara de 3 de maio, a comparticipação de 623 807,92 euros ao Centro de Assistência Paroquial de Amora.

Este apoio financeiro visa a construção da futura creche desta associação, no âmbito de uma candidatura ao Programa PARES 2.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais de 2.ª Geração.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que «este apoio é fundamental para o avanço da obra, cuja dimensão fará a diferença para a população daquela freguesia, que continua a crescer e assim garante-se uma maior oferta, contribuindo para a qualidade de vida dos jovens casais».

O executivo aprovou ainda a cedência de uma loja à Associação de Apoio à Comunidade dos Países com Língua Oficial Portuguesa, na Torre da Marinha, pelo período de cinco anos, renovável automaticamente até um tempo máximo de 25 anos. Num concelho com muitos imigrantes oriundos dos PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, estas associações contribuem efetivamente para a promoção do desenvolvimento educativo, desportivo, económico e profissional dos seus utentes e familiares, contribuindo ainda para a realização de iniciativas de relevo, tais como o projeto Povos, Culturas e Pontes, o Encontro Intercultural Saberes e Sabores, o Seixal Cultural, o Seixal World Music e as festas populares do concelho.

Ainda em relação aos apoios concedidos ao movimento associativo, foi aprovada uma comparticipação ao Clube de Praticantes de Voleibol Lobatos Volley para dar continuidade à construção do Pavilhão Desportivo Municipal Cidade de Amora.

No âmbito da descentralização de competências para as juntas de freguesia, no mandato 2021-2025, foi aprovada a atribuição de uma comparticipação de 40 mil euros à União das Freguesias do Seixal, Arrentela e Aldeia de Paio Pires, para apoiar uma obra de requalificação na Avenida dos Metalúrgicos, no Casal de Santo António.