Câmara do Seixal aprova apoios ao movimento associativo

Movimento associativo
04 Abr '24

O executivo municipal aprovou, na reunião de câmara desta quarta-feira, um apoio global de, aproximadamente, meio milhão de euros ao movimento associativo concelhio.

As entidades beneficiárias são:

• a Associação de Moradores dos Redondos, visando o apoio à construção do futuro Pavilhão Desportivo dos Redondos;
  • o Centro de Atividades Sociais de Miratejo, para a realização da obra de desvio de uma conduta de água;
  • a Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Consolação de Arrentela, para o restauro do nicho onde se encontra a figura de Nossa Senhora da Soledade;
  • a Associação Dá-me a Tua Mão para apoio à atividade regular de apoio à população mais carenciada do município;
  • a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Fernão Ferro, para a execução do futuro Equipamento Integrado para Pessoas Idosas (que contempla uma estrutura residencial e o serviço de apoio domiciliário), no valor total de 443 976,89 euros.

Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, refere que, «mais uma vez, damos uma prova cabal de que a prioridade deste executivo é trabalhar para o bem-estar das pessoas e das associações do concelho, independentemente de quaisquer prioridades políticas ou de outra ordem. Estas ajudas são essenciais para a prossecução das obras em curso e, por isso, estamos conscientes de que é esta a forma certa de governar com e para as populações».

Nesta sessão foram também aprovados:

• a celebração de um protocolo com a Junta de Freguesia de Amora, no âmbito do processo de descentralização de competências para as juntas, com o objetivo de apoiar a empreitada de reabilitação exterior do Mercado Municipal da Cruz de Pau, uma obra de grande dimensão que, na fase atual, contará um apoio camarário de 157 940 euros.
  • subsídios, no valor global de 21 200 euros, para apoio a 14 salas existentes em sete agrupamentos escolares do concelho que recebem alunos com necessidades educativas específicas, às bibliotecas escolares dos oito agrupamentos de escolas do concelho do Seixal (para apoio à sua atividade anual) e, ainda, à realização da 26.ª Mostra de Teatro Escolar.
  • a celebração de um contrato-programa com a Associação Náutica do Seixal para a cedência de uma embarcação e de pessoal especializado para efetuar o serviço de marinheiro, mediante uma comparticipação financeira camarária no valor de 15 890 euros, com o objetivo de assegurar a continuidade do Serviço de Marinheiro no Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal.
  • o procedimento de consulta pública para a revisão do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Seixal, documento que contém orientações estratégicas, táticas e operacionais para a Proteção Civil Municipal e que prevê a execução de medidas de mitigação a riscos identificados, assim como a divulgação pública de procedimentos de autoproteção da população em caso de catástrofe.