Câmara do Seixal exige ao Governo testes à covid-19

testes covid-19
22 Maio '20

A Câmara Municipal do Seixal enviou um ofício ao ministro da Educação a alertar para a urgente necessidade de realização dos testes de rastreio à covid-19 aos profissionais dos jardins de infância, onde se incluem os educadores e os assistentes operacionais, antes da reabertura do ensino pré-escolar e das atividades de tempos livres, prevista para o próximo dia 1 de junho.

A autarquia está preocupada com a ausência de orientações e informação por parte do Ministério de Tiago Brandão Rodrigues para as ações de desinfeção e higienização das escolas e dos jardins de infância e de outras medidas a tomar com vista à reabertura das atividades presenciais.

"Estamos preocupados com a saúde das crianças e dos funcionários"

“Estamos preocupados com a saúde das crianças e dos funcionários, e preocupa-nos também que o ensino secundário tenha iniciado as aulas presenciais, sem a realização de rastreio aos seus profissionais. É urgente que se tomem medidas e que se minimizem as consequências que a falta destas podem ter na saúde das populações", afirmou o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos.

Bombeiros sem testes

A situação dos bombeiros é igualmente preocupante, uma vez que continuam a trabalhar sem acesso à realização de testes de rastreio. O município do Seixal já enviou outro ofício ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a exigir que os testes sejam realizados a todos os elementos dos corpos de bombeiros do concelho do Seixal.

“Pelo importante trabalho que os bombeiros do concelho realizam diariamente em prol da população, é urgente que se façam testes"

“Pelo importante trabalho que os bombeiros do concelho realizam diariamente em prol da população, é urgente que se façam testes. É precisamente por esse trabalho fundamental que realizam que a Câmara Municipal do Seixal comparticipa com cerca de um milhão de euros do orçamento anual o funcionamento das duas associações de bombeiros que operam no concelho, além dos apoios que atribuímos para a construção de instalações e aquisição de equipamentos, como são exemplo os novos quartéis de bombeiros de Amora e Fernão Ferro".

Documentos:
Ofício ao ministro da Educação