Celebrações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

29 Nov '22

Seixal volta a assinalar o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro, com o objetivo de consciencializar e mobilizar para a defesa da sua dignidade, direitos e bem-estar

No município do Seixal, as questões da igualdade de género e de oportunidades são assumidas como premissas para o seu desenvolvimento. Nesta perspetiva, a autarquia, juntamente com os seus parceiros da Rede Social do Seixal, volta a assinalar este dia, dinamizando um conjunto de iniciativas que, além de representarem formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, pretendem promover uma maior compreensão da sua realidade.

2 de dezembro
Das 10 às 15 horas
Passeio convívio com os utentes da Associação de Paralisia Cerebral Almada-Seixal (APCAS), da Associação Nacional de Pais e Amigos Rett (ANPAR) e da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada (CERCISA), ao Museu Berardo, situado no Centro Cultural de Belém, com visita à exposição Um Mundo Físico, envolvendo as componentes de visita-jogo e visita-oficina. Está ainda programado um piquenique num dos jardins de Belém.

16 horas
Inauguração de uma exposição com pinturas alusivas ao tema, elaboradas pelos alunos do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI) da CERCISA, que ficará patente até 14 de dezembro.
Átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

5 de dezembro
Das 10 às 13 horas
Desporto Inclusivo no Pavilhão Municipal do Ato do Moinho

10 horas – Receção aos participantes | Acreditação

10.30 horas – Início das atividades desportivas, por rotação de grupos:
Boccia
Basquetebol em cadeira de rodas
Voleibol sentado
Corfebol
Slalom em cadeira de rodas
Tricicleta
Polybat

13.30 horas – Encerramento

Iniciativa desenvolvida pelo Gabinete de Projetos Desportivos e pela Divisão de Desenvolvimento Social e Cidadania da Câmara Municipal do Seixal, em parceria com o Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho, a Coordenação do Desporto Escolar da Península de Setúbal, a APCAS e a Associação Portuguesa de Deficientes (APD).

Pavilhão Municipal do Ato do Moinho, Corroios

13 de dezembro
Das 10.30 às 12.30 horas
Apresentação do livro «Põe o Meu Boné», da APD. Leitura da história a crianças sem deficiência, das instituições particulares de solidariedade social do concelho, com o objetivo de sensibilizar para a diferença.
Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, com intuito de fomentar a criação de um mundo mais inclusivo e equitativo para as pessoas com deficiência, seja ela física ou mental. Em 1998, a ONU avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.