Cem anos de existência do varino «Amoroso»

-
23 Jun '21

Comemora-se neste ano o centenário do varino Amoroso, guardião da memória coletiva das comunidades ribeirinhas do Tejo e um embaixador do Seixal.

A história do varino Amoroso, e aquilo que ele representa, vai muito além dos relatos sobre um barco que sulcou as águas do Tejo, regendo-se pelas suas marés ao longo de 100 anos. Trata-se de um símbolo único do património fluvio-marítimo e um verdadeiro guardião da memória coletiva das comunidades ribeirinhas da região, assumindo-se como um verdadeiro embaixador do Seixal, pela imagem e visibilidade que confere ao município, sendo a embarcação tradicional de maior porte em atividade.

Comemorar o centenário do varino Amoroso é, sobretudo, um tributo a um meio de transporte que durante séculos foi o sustento das gentes que fizeram deste estuário o seu modo de vida, gentes cujas vidas se confundem e foram marcadas pelas cadências do Tejo e pelas vivências por este propiciadas.

Desde a sua construção em Abrantes, em 1921, até ao Seixal em 2021, passaram-se guerras e revoluções, cargas e descargas, temporais e águas calmas, mas o varino Amoroso continua a cumprir a sua missão de representar a história do Tejo, e a navegar orgulhoso pela Baía do Seixal.

Até ao final do ano ocorrerá um conjunto de atividades, inseridas no programa das celebrações do centenário do Amoroso, que irão sendo divulgadas nos meios de comunicação da autarquia. Uma dessas propostas são os passeios em embarcação tradicional do Tejo, que decorrem já entre os dias 26 de junho e 4 de julho, e para os quais poderá fazer a inscrição online.


Programa das celebrações do centenário do Amoroso
 

Demonstração náutica de vela (Associação Náutica do Seixal)
26 de junho, 17 horas, Seixal

Aulas abertas de canoagem
26 e 27 de junho, das 10 às 12.30 horas, Praia do Seixal
mais informação

Passeio nas embarcações tradicionais do Município
26 de junho a 4 de julho, 9.30 horas, 11 horas, 14.30 horas e 16 horas (sujeito a marcação e à lotação das mesmas)
mais informação

Visitas à Caravela Vera Cruz
28 de junho das 14 às 22 horas
29 de junho a 4 de julho, das 12 às 22 horas

Demonstração náutica de canoagem (Associação Naval Amorense)
3 de julho, das 10 às 12.30 horas
mais informação

Aulas abertas de canoagem e SUP
4 de julho, das 10 às 12 horas, Seixal
mais informação

Partilhar

Está aqui