Cerimónia apresenta nova edição do «Jornal Interescolar»

24 Maio '23

A cerimónia de lançamento da 9.ª edição do Jornal Interescolar, este ano com o tema «Eu Participo», irá decorrer no dia 26 de maio, pelas 15 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

A cerimónia pode ser acompanhada em direto no canal de YouTube da autarquia, e conta com a atuação das bandas da Escola de Secundária de Amora e da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira. Os alunos apresentarão também apontamentos musicais, pintura em tela ao vivo, leitura expressiva de poemas e interpretação de canções.

Este ano, a edição contou com a participação de cerca de 150 alunos e 36 professores das seguintes escolas:

- Agrupamento de Escolas João de Barros: Escola Secundária João de Barros e Escola Básica de Corroios

- Escola Básica Dr. António Augusto Louro

- Escola Básica Carlos Ribeiro

- Escola Básica Nun’Álvares

- Escola Básica Paulo da Gama

- Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira

- Escola Secundária de Amora

- Escola Secundária Dr. José Afonso

- Escola Secundária Manuel Cargaleiro

No dia do lançamento será inaugurada uma exposição que reúne os trabalhos elaborados pelos alunos desta nona edição e que estará patente nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal e, ainda, uma demonstração de vulcanismo pela Escola Secundária José Afonso – Clube Ciência Viva.

O Jornal Interescolar integra o Plano Educativo Municipal e é um projeto concretizado por alunos das escolas públicas do concelho do Seixal, uma ferramenta para a educação e comunicação, estimulando um jornalismo escolar atento à atualidade, criativo e de qualidade, contribuindo para o aprofundamento das relações entre a escola e o meio envolvente.
Alunos de vários graus de ensino, do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário, são responsáveis pela elaboração dos conteúdos do jornal, que reúne textos jornalísticos, nomeadamente entrevistas e reportagens, assim como poemas e trabalhos gráficos, ilustrações, fotografia e fotomontagem, entre outros.

Pode consultar esta e outras edições do Jornal Interescolar na plataforma ISSUU ou descarregue-as em formato PDF na página dedicada a esta publicação.