Colóquio assinala 75 anos de catástrofe na Palestina

23 Nov '23

Nesta iniciativa, será efetuada uma contextualização histórica da realidade que se vive no território e debatidas questões como a premência do cumprimento das recomendações internacionais e a solidariedade internacional.

Assinalam-se este ano 75 anos desde que aconteceu a «Nakba», a catástrofe que se abateu sobre a Palestina em 1948, quando milícias sionistas expulsaram das suas casas e aldeias entre 750 mil e um milhão de palestinos, que nunca mais puderam regressar.

A Nakba é continuamente recordada pelos palestinos, que ainda guardam a «chave», símbolo desse evento e da sua revolta, que passa de geração em geração – a chave da casa de onde os seus familiares foram expulsos.

A Câmara Municipal do Seixal, no âmbito do seu compromisso solidário com o povo palestino, o Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente e o Conselho Português para a Paz e Cooperação promovem o colóquio 75 Anos de Nakba: a Catástrofe na Palestina, que acontece no próximo dia 30 de novembro, entre as 14 e as 18 horas, no auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Além do presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, participarão no colóquio personalidades como Nabil Abuznaid, embaixador da Palestina em Portugal, Carlos Almeida, vice-presidente do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, e Rui Garcia, do Conselho Português para a Paz e Cooperação.

Destaque ainda para a exposição Palestina, 75 Anos de Nakba, que estará patente no átrio dos Serviços Centrais da autarquia a partir do 30 de novembro.