A Festa do Bem-Estar Animal está de volta

29 Set '22

Espaços para adoção animal, demonstrações de agility e insufláveis são algumas das atrações da 4.ª Festa do Bem-Estar Animal, integrada nas celebrações do Dia Mundial do Animal.

A Festa do Bem-Estar Animal volta a acontecer no Parque Municipal do Serrado, em Amora, nos próximos dias 8 e 9 de outubro, sábado e domingo, com muitas atividades para toda a família, incluindo, obviamente, para os nossos amigos patudos.

Realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, celebrado a 4 de outubro, a iniciativa tem como grande objetivo sensibilizar para temas relacionados com as responsabilidades sociais e legais no bem-estar e saúde dos animais. O evento tem também como função alertar para temas como a adoção responsável e o papel dos animais de companhia na nossa sociedade.

Espaços para adoção animal, demonstrações de agility (treino canino), uma área dedicada para associações e entidades do concelho que lidam com animais de companhia, pinturas faciais, um caricaturista para desenhar animais de companhia e os seus donos, fotografias e insufláveis estão entre as atividades e atrações disponíveis para os visitantes.

No espaço da Câmara Municipal do Seixal no evento, será dado a conhecer o trabalho realizado em prol do bem-estar animal no município, designadamente iniciativas de sensibilização para o não abandono, adoção animal e de prevenção da deposição de dejetos caninos em espaços públicos.

As forças de segurança também marcarão presença no evento,  possibilitando às crianças experimentar passeios a trote nos cavalos da GNR e interagir com as equipas formadas por polícias/militares e os seus cães. A Quinta dos Bichos, uma das entidades presentes, terá também vários animais no seu espaço, como póneis, ovelhas, cabras e burros.

O bem-estar animal é uma das prioridades da Câmara do Seixal, que tem vindo a desenvolver várias iniciativas de defesa e apoio à causa animal, nomeadamente com a política de não abate de animais por sobrelotação, uma medida que está em vigor no município há mais de 15 anos ─ muito antes da aprovação da lei de não abate de animais em 2016. A autarquia promoveu ainda a instalação de abrigos de gatos, a adoção responsável de animais e o programa Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), que permite o controlo de colónias de gatos e de redução das populações felinas silvestres.

Atividades da 4.ª Festa do Bem-Estar Animal

• Espaços para adoção animal: os visitantes poderão ver alguns dos animais que estão disponíveis para adoção no Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal (CROACS) e, se quiserem avançar para a adoção, fazer a sinalização do animal;
  • Demonstrações de agility (treino canino) realizadas pela HousePet ─ Centro de Instrução Canina;
  • Área dedicada às associações e entidades do concelho que lidam com animais de companhia, como a Dogs Grooming Rock n´Roll, o Grupo de Voluntários no Canil/Gatil Municipal do Seixal, a Associação dos Amigos dos Animais do Seixal, a PetMe, a Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Amora, a Josoy Pet, a Coockie & Companhia ou a Loja do Gato Tico.
  • Cães treinados para interagir com seres humanos em várias situações;
  • Pinturas faciais para as crianças;
  • Caricaturista: artista que fará desenhos dos animais de companhia e dos seus donos;
  • Fotografias;
  • Insufláveis.