Festival do Maio anima novo Parque Urbano do Seixal

Emir Kusturica
18 Abr '19

Nos dias 10 e 11 de maio, sexta-feira e sábado, o Parque Urbano do Seixal recebe a primeira edição do Festival do Maio que apresenta concertos de Fausto, Emir Kusturica, Sara Tavares, Capicua, António Zambujo e Vitorino, entre outros.

Duas noites de concertos com o objetivo de fomentar propostas artísticas que tenham como elemento central do seu discurso a intervenção: da política à crítica social, do ativismo ambiental às lutas contra a discriminação de raça e género, passando pelas questões relacionadas com a defesa das identidades culturais e dos direitos à autodeterminação.

A programação assenta em dois eixos fundamentais: a preservação da memória, trazendo a palco o legado histórico da música de intervenção e protesto; e as lutas atuais, dando voz a novos artistas e novos géneros musicais.

Destaque para as atuações de Fausto Bordalo Dias, Capicua, Sara Tavares, Kusturica and The No Smoking Orchestra, Pedro Jóia, António Zambujo, Vitorino, DJ Luís Varatojo, entre outros.

O Festival do Maio é uma iniciativa da Câmara Municipal do Seixal, com direção artística de Luís Varatojo. Bilhetes à venda brevemente.

Conheça o programa completo do Festival do Maio.

Parque Urbano do Seixal

A abertura do Parque Urbano do Seixal acontece no dia 25 de abril de 2019, durante as comemorações do 45.º aniversário da Revolução dos Cravos. Com uma área de implantação de 5,3 hectares, está localizado no Alto Dona Ana, na Mundet, uma zona de cabeço naturalizada com uma cota de 28 metros acima do nível do mar, o que permite ter uma vista priveligiada para a Baía do Seixal e para Lisboa. A criação deste parque vem permitir o usufruto desta área de excelência por parte da população.

A requalificação passou pela criação de uma praça de entrada no antigo terreiro, na Mundet, e de um anfiteatro natural. Foram recuperadas as áreas de pomar e olival, bem como a área de bosque de sobreiros e carvalhos, colocadas mesas, miradouros, zonas de estadia e caminhos ao longo de todo o parque.