Igualdade de género em destaque na biblioteca municipal

10 Out '21

Exposição e mostra documental, patentes na Biblioteca Municipal do Seixal, assinalam o Dia Municipal para a Igualdade e promovem a integração da dimensão de género e de igualdade de oportunidades no quotidiano.

Mesmo depois de anos de luta pelo direito à igualdade, o exercício dos direitos entre homens e mulheres ainda não é igual. Relatos de preconceitos sofridos por mulheres são constantes. Em contrapartida, é visível que a figura feminina começa a aparecer em cenários que antes eram exercidos somente por homens.

Em pleno século XXI ainda é visível o preconceito na sociedade relativamente ao papel da mulher. A luta de gerações pelos direitos das mulheres tem sido fulcral para a desconstrução dos preconceitos de género e a assunção da mulher enquanto pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade atual.

Hoje em dia é possível ver mulheres a ocupar vários espaços que antigamente eram somente dos homens, designadamente como empresárias, professoras, pilotas de avião, motoristas de autocarros, entre outras profissões.

A exposição Mitos e Verdades sobre a Igualdade de Género está patente na Biblioteca Municipal do Seixal até ao dia 30 de outubro, assinalando o Dia Municipal para a Igualdade, comemorado a 24 de outubro, e promovendo a integração da dimensão de género e de igualdade de oportunidades no quotidiano. Paralelamente, encontra-se presente uma mostra documental referente ao tema, difundindo o fundo documental existente.

Em março de 2020 a Câmara Municipal do Seixal promoveu um debate sobre o tema na Escola Secundária da Amora, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, no qual participaram três turmas.