Seixal celebra Dia Municipal para a Igualdade

24 Out '21

Hoje, dia 24 de outubro, é celebrado o Dia Municipal para a Igualdade, com o objetivo de promover os valores da igualdade e sensibilizar para questões fundamentais, como os direitos das mulheres, a violência doméstica, a igualdade salarial, o combate à pobreza, o acolhimento de migrantes, a inclusão de pessoas com deficiência e a igualdade de oportunidades, entre outras.

Trata-se de um momento de excelência para revisitar muitas das respostas que são dadas, nesse âmbito, no município do Seixal, designadamente no que respeita à informação, sensibilização, parcerias e formação.

Instrumentos como o Plano Municipal para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal (PMIGO), o Diagnóstico Social, o Plano de Desenvolvimento Social a Carta Social Municipal do Seixal, entre outros, constituem exemplos da promoção da integração, da igualdade e não discriminação em todas as políticas municipais, sempre em estreita articulação com o conjunto das entidades parceiras, nomeadamente as que integram a Rede Social do Seixal.

Salientamos o reconhecimento obtido pela autarquia no âmbito do prémio Viver em Igualdade, que distingue os municípios com boas práticas na integração da dimensão da igualdade de género, cidadania e não discriminação. Das cinco edições já realizadas, o município do Seixal concorreu a quatro edições, tendo sido distinguido com o primeiro prémio em três e obteve uma menção honrosa no último ano.

Além dos projetos referidos, apresentamos neste dia, nos meios online da autarquia, um conjunto de testemunhos de representantes do movimento associativo que, apesar de oriundos de contextos diversos, são unânimes no que respeita aos valores da igualdade, e ao facto de esta, apesar das diferenças que possam existir, acabar por ocorrer naturalmente, como resultado do respeito, da tolerância e da integração.

Na frente ribeirinha do Seixal, entre as 10 e as 12 horas, decorre um torneio de boccia, dinamizado pela APCAS – Associação de Paralisia Cerebral de Almada Seixal, integrado nas comemorações do Dia Municipal para a Igualdade, e que contará com a participação da ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett, da CERCISA – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados do Seixal e Almada, do Seixal Clube 1925 e da AURPITM – Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos da Torre da Marinha.

Na Biblioteca Municipal do Seixal estará patente, até ao dia 30 de outubro, a exposição Mitos e Verdades sobre a Igualdade de Género, bem como uma mostra documental relacionada com o tema.

Celebre connosco o Dia Municipal para a Igualdade!