Lançamento do livro «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar»

03 Maio '21

O auditório dos Serviços Centrais da Autarquia acolhe no próximo dia 8 de maio, sábado, pelas 14.30 horas, o lançamento do livro «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar», de autoria de Ana Durão Machado, com edição da Câmara Municipal do Seixal.

Ana Durão Machado é técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal e este trabalho é o resultado do levantamento etnográfico que realizou, entre 2011 e 2014, junto do Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal (ASSTAS) e que agora dá a conhecer um pouco mais sobre a história do grupo, criado em 1983, numa conjuntura política e cultural pós-25 de Abril.

Escrito numa fase anterior ao reconhecimento do cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, este é um testemunho importante para a salvaguarda do mesmo no concelho, registando aspetos relacionados com este grupo, como o traje, as modas, os ensaios, as atuações, o cante espontâneo, as suas dinâmicas sociais e identitárias, os desafios atuais e as perspetivas de futuro para o cante nesta região.

Do programa de lançamento do livro «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar» destaque ainda para uma atuação do Grupo Coral Alentejano da ASSTAS e para o debate aberto sobre «os impactos que o 25 de Abril trouxe à cultura popular, nomeadamente no cante alentejano».

A lotação da sala é limitada em função do cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde, sendo necessário para assistir ao evento efetuar uma pré-reserva através do e-mail ecomuseu.se@cm-seixal.pt ou pelo telefone 210 976 112.