Milhares de beatas de cigarro promovem campanha

10 Set '18

Uma exposição de cerca de 220 mil beatas recolhidas nas várias ações de limpeza realizadas em zonas ribeirinhas e de mata são o mote do evento (Re)Canto do Tejo, que terá lugar dia 16 de setembro, domingo, entre as 10 e as 13 horas, junto ao Parque da Quinta dos Franceses e pela frente ribeirinha do Seixal.

Um dos destaques da manhã é a inauguração da instalação (Re)Canto do Tejo, uma exposição do maior cordão de beatas do mundo, que é candidato ao Guinness World Book of Records.

Inscrições abertas para ação de limpeza

No mesmo dia tem lugar uma ação de limpeza nas margens da Baía do Seixal, aberta à participação de todos os interessados e que se irá repetir todos os terceiros domingos dos meses ímpares. As inscrições devem ser feitas através do email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt ou 10milhoesnabermdaestrada@gmail.com.

Esta ação, que integra o programa da Semana Europeia da Mobilidade 2018, é o resultado de uma parceria entre a Associação 10 Milhões na Berma da Estrada, e a Câmara Municipal de Seixal, com o objetivo de alertar a população para o perigo das pontas de cigarro que não são tratadas como lixo e ameaçam o ecossistema, poluindo os lençóis freáticos, colocando em risco a vida marítima e entrando na cadeia alimentar.

Números e curiosidades

• Mais de 220 mil pontas de cigarros;
  • 1.510 metros de cordão (fio de pesca com pontas de cigarro, justapostas);
  • Mais de 1600 horas de trabalho voluntário, realizadas por mais de 350 pessoas;
  • A grande maioria das pontas de cigarro foram recolhidas nas frentes ribeirinhas do Seixal, durante os anos 2016, 2017 e 2018.

A instalação

• Recolha das pontas de cigarros do chão;
  • Tratamento das pontas de cigarro (limpeza, desumidificação e armazenamento);
  • Produção do cordão das pontas de cigarro (em médias e de forma justaposta, procedeu-se à colocação de 146 pontas de cigarro, por metro do fio de pesca);
  • Preparação do suporte para a fixação do cordão:
  • Realização do corte e execução das bainhas em 10 painéis de serapilheira, com as seguintes dimensões (2750 Cm x 170 Cm);
  • Marcações dos locais de fixação no cordão (são preparadas 57 linhas paralelas em cada painel;
  • Colocação do cordel (fio de sapateiro) na serapilheira, que vai servir para amarrar o cordão de pontas de cigarro.

Entidades envolvidas

• Associação 10 Milhões na Berma da Estrada;
  • Câmara Municipal de Seixal;
  • Associação Missão Beatão;
  • Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas;
  • Coisas e Lousas (CDRAU);
  • Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 802 Pragal;
  • 3M – Espanha;
  • Rainbow Setúbal  – Almada.