Moinho de Maré de Corroios reabre ao público

Exposição - Moinho Maré Corroios
04 Ago '20

Na próxima sexta-feira, dia 7 de agosto, o Moinho de Maré de Corroios irá reabrir ao público, a partir das 17 horas, com a exposição 600 Anos de Moagem no Moinho de Maré de Corroios, que conta agora com novos painéis expositivos.

Os novos painéis expositivos incluem as ilustrações científicas de Mafalda Paiva e de Xavier Pita e convidam à redescoberta do património representativo do concelho.

Tendo em conta as regras da Direção-Geral da Saúde, a lotação do Moinho de Maré de Corroios é de 7 visitantes, é obrigatória a utilização de máscara durante a visita, a desinfeção das mãos à entrada, o cumprimento da etiqueta respiratória, a manutenção da distância física e solicita-se que se evite o manuseamento dos objetos expostos. A visita não deve exceder os 20 minutos e será dada prioridade aos agendamentos, que poderão ser efetuados através do número de telefone 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

O Moinho de Maré de Corroios, edificado em 1403 por iniciativa do Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, encontra-se conservado in situ, tendo sido adquirido em funcionamento pelo Município do Seixal em 1980, abrindo ao público em 1986 como um dos núcleos museológicos do Ecomuseu Municipal do Seixal. Permanece como um exemplo da utilização de energia das marés e da sua aplicação na atividade moageira, sendo uma das mais antigas estruturas desse tipo existentes no nosso país e na Europa. Situado no sapal de Corroios, área integrada na Reserva Ecológica Nacional, a relevância patrimonial do sítio foi reconhecida através da sua classificação como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto n.º 29/84, de 25 de junho.