Município celebra mais um Dia Internacional da Mulher

02 Mar '22

No próximo dia 8 de março celebra-se mais um Dia Internacional da Mulher no município do Seixal, destacando-se, neste dia, a inauguração do espaço-sede do Núcleo do Seixal do Movimento Democrático de Mulheres. Neste mês é também inaugurado o espaço-sede da AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas.

O Dia Internacional da Mulher surge nos alvores do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial e da Primeira Guerra Mundial, quando ocorre a incorporação da mão de obra feminina, em massa, na indústria, sendo as condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Em pleno século XXI, continua a ser pertinente celebrar este dia, uma vez que a igualdade de oportunidades ainda não é efetiva. Todos os dias somos confrontados com situações que o confirmam, daí a necessidade de investirmos, nomeadamente, no desenvolvimento do Plano Municipal de Igualdade de Género e de Oportunidades do Seixal (PMIGO).

O município tem assumido um papel impulsionador no âmbito do trabalho desenvolvido pelas mulheres, nas mais diversas vertentes, designadamente no contexto do movimento associativo, apoiando, por exemplo, desde a sua formação, o Movimento Democrático de Mulheres, e sendo o município do país onde surge a primeira associação de mulheres ciganas.

8 de março – 17.30 horas

Inauguração do espaço-sede do Núcleo do Seixal do Movimento Democrático de Mulheres (MDM)
Rua das Flores, Paivas, Amora

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) é uma associação de mulheres, fundada em 1968.

De cariz nacional, o MDM desempenha, desde a sua fundação, um imprescindível e relevante trabalho no domínio da Igualdade de Género e de Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens. Desenvolve vários projetos a nível distrital e concelhio que concorrem para o Plano Municipal de Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal. Importa referir que esta Instituição pertence ao CONCIGO – Conselho Consultivo para a Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal, afirmando-se como um parceiro de inquestionável valor.

O Presidente da câmara municipal, Joaquim Santos, recorda que no Seixal «a autarquia apoia, desde a sua formação, o MDM, que executa um trabalho imprescindível e relevante no domínio da igualdade de género e de oportunidades entre mulheres e homens, desenvolvendo vários projetos a nível distrital e concelhio, que concorrem para o Plano Municipal de Igualdade de Género e Oportunidades do Seixal».

As instalações do MDM, na Rua das Flores Nº 4B; R/C Dtº, em Amora, foram remodeladas com o apoio da Câmara Municipal do Seixal, implicando um investimento de 10 358 euros.

11 de março – 21.30 horas

Espetáculo musical com Celina da Piedade
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal

Senhora de um imenso carisma, Celina da Piedade é compositora, acordeonista e cantora e percorre com talento caminhos que vão da música de tradição portuguesa aos sons contemporâneos e universalistas, passando por toda a riqueza do cante alentejano, do folk e da música pop.
Em 2021, apresentou ao público o seu quarto disco a solo, «Ao Vivo na Casinha», gravado no mítico estúdio dos Xutos & Pontapés, repleto de novidades musicais e contendo novas versões de alguns temas emblemáticos do seu reportório.
O espetáculo reúne em palco três mulheres, Celina da Piedade, na voz e acordeão, Filipa Ribeiro, na percussão e voz, e Ana Santos, no violino.

25 de março – 17.30 horas

Inauguração do espaço-sede da AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas
Praceta Gregório Crispim Oliveira, Arrentela

O projeto AMUCIP – Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas luta pelo envolvimento de toda a sociedade na igualdade de oportunidades para as mulheres e crianças ciganas, sendo apoiado pela Câmara Municipal do Seixal desde a sua criação, há mais de 20 anos.

Recentemente adquiridas e qualificadas pela autarquia, as instalações situadas em Arrentela funcionarão como sede da associação e Centro Romi do Seixal. O Centro Romi, nascido no âmbito do projeto Empoderar da AMUCIP, assume-se como um espaço dedicado à oferta gastronómica cigana e ao apoio escolar às crianças, entre outras valências.