Novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos no Seixal

biorresíduos
12 Jan '21

O Seixal é o primeiro município da região de Setúbal a implementar o novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos, no âmbito do projeto Recolher Porta a Porta para Valorizar.

Recolher Porta a Porta para Valorizar é um projeto, integrado no Seixal On, que envolve a recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis nas zonas já abrangidas pela recolha porta a porta de resíduos indiferenciados.

Separar hoje, para valorizar amanhã!

Numa primeira fase, que teve início em 2019, o projeto desenvolvido pela câmara municipal e financiado pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos foi implementado em 1000 moradias de Belverde, Marisol e Vale de Carros.

A 2.ª fase, que será implementada em 2021, vai abranger mais 15 mil moradias e uma população de 32 000 habitantes, nas localidades de Vale de Milhaços, Verdizela, Fernão Ferro, Foros de Amora, Pinhal Conde da Cunha, Pinhal de Frades e Redondos, o que permitirá a recolha de mais 4 082 toneladas de resíduos urbanos biodegradáveis por ano, que serão transformados em composto, evitando a sua deposição em aterro.

Entre os meses de março e abril, os munícipes serão contactados porta a porta pelos monitores ao serviço da câmara municipal, que estarão devidamente identificados, para dar a conhecer o projeto e a forma de funcionamento do mesmo. Serão disponibilizados ainda folhetos com todas as informações necessárias e contactos para esclarecimentos adicionais sobre o projeto.

No passado dia 26 de novembro de 2020, o município do Seixal recebeu as primeiras três viaturas de recolha de biorresíduos, de um total de seis viaturas. Através de tecnologia inovadora instalada nestes veículos será possível registar o volume de resíduos no contentor e o nível contaminação dos biorresíduos separados, e ainda monitorizar e gerir dados.