Quinta da Fidalga em vias de classificação

12 Out '21

Foi determinada a abertura do procedimento administrativo de classificação, como monumento de interesse municipal, da Quinta da Fidalga, uma deliberação tomada por unanimidade, pela Câmara Municipal do Seixal.

A Quinta da Fidalga, adquirida pela autarquia em maio de 2000, tem origem no século XVI e integra uma área arborizada e uma área residencial, num total de 5,5 hectares, constitui um testemunho notável de vivências e factos históricos, sendo detentora de um riquíssimo interesse cultural e de valores como os da memória, antiguidade, exemplaridade e singularidade, relacionados, designadamente, com o Palacete, capela e lago de maré, considerado um monumento raro na arquitetura hidráulica portuguesa, e também pelo Centro Internacional de Medalha Contemporânea e pela Oficina de Artes Manuel Cargaleiro.

Trata-se assim de um lugar cuja identidade e integridade importam preservar, sendo representativo de uma tipologia patrimonial praticamente perdida.

Documentos associados ao procedimento de classificação:

Deliberacao n.º 279/2021 [PDF 139 KB]

Anúncio n.º 233/2021 [PDF 88 KB]