Seixal abre o pano ao FiSahara

-
26 Set '22

Nos dias 5 e 6 de outubro, às 21.30 horas, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal abre o pano ao FiSahara – Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental, um ciclo que promove uma consciencialização internacional sobre o conflito ignorado nesta região. A entrada é livre, mediante reserva prévia através do formulário online.

- Reserva -

1.ª Sessão | FiSahara

Soukeina, 4400 días de noche
De Laura Sipán (2017)
Duração: 28 minutos.
[+]

Solo son peces
De Paula Iglesias e Ana Serna (2019)
Duração: 17 minutos.
[+]

Em busca de Tirfas
De Lafdal Mohamed Salem (2020)
Escola de Formação Audiovisual Abidin Kaid Saleh.
Duração: 14 minutos.
[+]

Toufa
De Brahim Chagaf (2020), ficção.
Duração: 30 minutos.
[+]

2.ª Sessão | FiSahara

Life is Waiting 
Documentário
Duração: 59 minutos.
[+]

Criado em 2003, por saarauís, nos campos e na sociedade civil espanhola, o FiSahara Festival Internacional de Cinema do Saara Ocidental é um festival anual de cinema e cultura de direitos humanos que busca entreter e capacitar o povo saarauí através do cinema. 

À medida que os saarauís descobrem o cinema, adotaram essa nova arte como uma ferramenta de autoexpressão, resistência cultural e ativismo dos direitos humanos, dando origem à cinematografia saarauí.

Uma parte importante da programação do FiSahara baseia-se na premissa de que o acesso ao lazer, à cultura e ao entretenimento são direitos humanos básicos. Para os saarauís, há 50 anos em exílio e que enfrentam todos os tipos de cicatrizes diariamente, o festival oferece uma semana de descanso das dificuldades da vida quotidiana.

Partilhar

Está aqui