Seixal acolhe Jornadas da Saúde Mental

Imagem gráfica das jornadas
19 Nov '18

No dia 22 de novembro, quinta-feira, entre as 9 e as 17 horas, o Seixal acolhe as primeiras Jornadas da Saúde Mental da Área Metropolitana de Lisboa, com debates e workshops a decorrerem ao longo do dia no auditório dos Serviços Centrais da autarquia.

As jornadas são organizadas pela AlertaMente - Associação Nacional para a Saúde Mental e pelo município do Seixal. As inscrições estão já fechadas porque se atingiu a lotação máxima do auditório.

Durante o evento, que conta com vários debates e workshops, será analisada a situação atual da saúde mental, quais os seus desafios e necessidades bem como qual a importância da mesma em meios como a família, a sociedade ou o trabalho.

Ao longo do dia terão lugar cinco workshops, com abordagens diferenciadas e inovadoras: Saúde Mental no Trabalho e a Importância dos Líderes no Setor Privado; Cuidadores Informais e o Reconhecimento do Seu Contributo na Sociedade; Ehealth & TIC: Centrar o Ato Médico no Paciente; Saúde Mental nas Escolas e a Importância do Desporto e ainda Saúde Mental, Neurociência e Direito: Direitos Fundamentais da Pessoa Portadora de Transtorno Mental.

Importa também referir que, de acordo com o Plano Nacional de Saúde, um em cada quatro portugueses sofre ou sofreu de uma perturbação mental, permanente ou temporária, e que, segundo a Segurança Social, esta doença é a causa principal por faltar ao trabalho em Portugal. Atualmente, não existem respostas a este desafio, e Portugal continua a liderar o ranking europeu, sendo o país com maior prevalência de doenças mentais por mil habitantes e o maior no consumo de antidepressivos da Europa.

Consulte o programa completo ou faça o download do mesmo em formato PDF.