Seixal recebe classes magistrais, conferências e recitais

Eduardo Fernandez (Foto de Robert Yabeck)
27 Nov '19

O Seixal acolhe, de 10 a 18 de janeiro de 2020, o 1.º Concurso Internacional de Composição para Guitarra de Portugal, evento que inclui também recitais, conferências e classes magistrais.

Estarão a concurso no Seixal 80 obras em representação de 28 países e quatro continentes. No dia 15 de janeiro de 2020, no Dia Mundial do Compositor, serão dados a conhecer os premiados e realizar-se-á a cerimónia de entrega dos prémios, às 21 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. O programa contará com a intervenção musical e artística de Eduardo Fernández, Eduardo Isaac, Artur Caldeira e Marco Pereira.

Para participação nas classes magistrais, são necessárias inscrições prévias: formulário de inscrição.

Recitais

21.30 horas.
Entrada livre até à lotação da sala.

Eduardo Fernández (Uruguai)
10 de janeiro - Auditório Municipal do Fórum Cultural Seixal

Eduardo Isaac (Argentina)
11 de janeiro - Sociedade Filarmónica Operária Amorense

Artur Caldeira (Portugal)
17 de janeiro - Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Marco Pereira (Brasil)
18 de janeiro - Auditório Municipal do Fórum Cultural Seixal

Conferências

Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal. Entrada livre até à lotação da sala.

Composição Vs Improvisação, Dusan Bogdanovic
12 de janeiro – 18 horas

Vida e obra de Leo Brouwer, Artur Caldeira
18 de janeiro – 19 horas

Classes Magistrais

Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal

Eduardo Fernández
11 de janeiro

Eduardo Isaac
12 de janeiro

Marco Pereira
16 de janeiro

Concurso avalia 80 obras de 28 países

O período de inscrições para o concurso já terminou e foi atingido o número limite de obras. Assim, estarão a concurso no Seixal 80 obras em representação de 28 países e quatro continentes, que serão avaliadas por um júri conceituado, composto por aclamados compositores e intérpretes mundialmente reconhecidos: Dušan Bogdanović, Marco Pereira, António Victorino d'Almeida, Artur Caldeira, Eduardo Fernández e Eduardo Isaac. O júri selecionará 12 obras, que serão anunciadas no dia 15 de dezembro.

A 15 de janeiro de 2020, serão divulgados os premiados e realizar-se-á a cerimónia de entrega dos prémios, às 21 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. A cerimónia conta com interpretação da obra Saudade #3 em homenagem a Roland Dyens, representado pela sua irmã Laura Dyens, e interpretações de Eduardo Fernández, Eduardo Isaac, Marco Pereira e Artur Caldeira.