Seixal recebe reunião do Movimento Municípios pela Paz

08 Nov '22

O Movimento Municípios pela Paz reuniu-se nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal no dia 4 de novembro, contando com a participação de 20 municípios.

Na reunião dirigida pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Tavares, estiveram presentes Ilda Figueiredo e Rui Garcia, presidente da direção nacional e vice-presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Foram partilhadas as experiências e iniciativas desenvolvidas pelos participantes, assim como o compromisso de continuar a desenvolver e aprofundar o trabalho em prol da paz.

A reunião, em que participaram eleitos e técnicos municipais, contou com a presença do embaixador da Palestina em Portugal, Nabil Abuznaid, que partilhou com os presentes a realidade vivida pelo povo palestino e agradeceu a defesa da causa palestina protagonizada pelo Movimento Municípios pela Paz, nomeadamente através da visita à Palestina efetuada por vários municípios em 2019.

Nesta reunião foi manifestada disponibilidade para o estabelecimento de protocolos de geminação entre cidades portuguesas e palestinas e para a realização de campos de férias destinados a crianças palestinas. Foi ainda decidido ampliar os esforços para assinalar datas simbólicas e realizar iniciativas que promovam a paz e deem a conhecer o movimento.

A presidente da direção nacional do CPPC, Ilda Figueiredo, congratulou-se pelo facto de o movimento se ter reforçado desde a última reunião realizada em abril, contando atualmente com mais 19 municípios aderentes.

O Movimento Municípios pela Paz foi criado em 2016 por iniciativa da Câmara Municipal do Seixal e do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) e conta atualmente com 56 concelhos aderentes, unidos pelos objetivos da paz, cooperação e solidariedade entre povos.