Seixal On vence Prémio ODSlocal

-
09 Dez '22

O Seixal On é um dos vencedores do Prémio ODSlocal – Subcategoria Boa Prática Individual 2022, entregue esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, durante a da Conferência ODSlocal ‘22: Caminhos, Dinâmicas, Futuros, a decorrer em Almancil.

A Plataforma ODSlocal, lançada oficialmente há dois anos e integrada pelo município, distingue os municípios que se destacaram e as práticas que desenvolvem, constituindo-se como um pilar fundamental dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Este objetivos, propostos pelas Nações Unidas na Agenda 2030, pretendem criar um movimento nacional ODSlocal a que os municípios queiram aderir, mobilizando os restantes atores públicos e da sociedade civil de forma exponencial e contagiante.

A iniciativa envolve como parceiros o CNADS – Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, o OBSERVA (Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa) e a 2adapt, e apoia-se num portal online (https://odslocal.pt/) dinâmico que visualiza e monitoriza os contributos e progressos de cada município em relação aos ODS, com um rigoroso controlo de qualidade da informação e um intenso envolvimento de atores e respetiva capacitação, a par de uma forte aposta numa estratégia de comunicação.

A plataforma ODSlocal teve uma fase-piloto com as entidades promotoras do projeto e diversos municípios portugueses (Bragança, Cascais, Castelo de Vide, Coruche, Loulé, Seia e Viana do Castelo) em 2018 e 2019. Desde 2020, abrange todos os municípios portugueses com interesse em participar e conta com o apoio da Fundação La Caixa.

O Seixal On, lançado no início do mês de março de 2020, é uma marca que agrega um conjunto de ideias e projetos inovadores, assentes em soluções tecnológicas promotoras do conhecimento nas áreas do ambiente, biodiversidade, mobilidade, energia, descarbonização, qualidade do ar e alterações climáticas, tendo como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos num município sustentável.

Partilhar

Está aqui