Seixal volta a estar representado no Pet Festival

11 Jan '23

A próxima edição do festival da família e dos animais de companhia realiza-se entre os dias 27 e 29 de janeiro, nos pavilhões 2 e 3 da Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, com o município do Seixal a marcar presença entre os cerca de 160 expositores.

Os visitantes são convidados a fazer-se acompanhar do seu animal de companhia e, entre o vasto programa de atividades disponíveis, poderão encontrar exposições e concursos de várias espécies e raças de animais, um espaço dedicado à interação entre os animais da quinta e o público e uma zona pedagógica com a presença de associações de apoio e defesa animal.

No espaço municipal, vai ser dado a conhecer o trabalho que tem sido realizado em prol da proteção, saúde e bem-estar animal, com destaque para a adoção responsável e para o que podemos esperar ao adotar um animal de estimação.

Este ano, pela primeira vez, irá realizar-se um evento de Grooming Solidário, a favor da Animalife – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental. Para participar, os groomers podem inscrever-se em petfestival.fil.pt.

O Pet Festival realiza-se anualmente, com a participação aproximada de 160 expositores, 3 mil animais em exposição e uma média de 20 mil visitantes, dos quais 4 mil se fazem acompanhar pelos seus animais de estimação.

Horário

O Pet Festival 2023 funciona das 10 às 22 horas nos dias 27 e 28 de janeiro, e das 10 às 20 horas no dia 29 de janeiro.

Toda a informação em petfestival.fil.pt

Bem-estar animal no município do Seixal

A Câmara Municipal do Seixal tem realizado um intenso trabalho na área do bem-estar animal. O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal - CROACS tem contribuído para esse objetivo.

É um espaço de alojamento provisório de animais, onde decorrem campanhas de vacinação antirrábica, de identificação eletrónica e também de adoção responsável. Porque mais do que receber e tratar de animais abandonados ou entregues, o objetivo do CROACS é que sejam adotados por famílias que os recebam de braços abertos. Em 2022, foram adotados 126 animais: 85 cães e 41 gatos.

O CROACS é também responsável pela implementação da nova metodologia CED (capturar, esterilizar, devolver) em colónias de gatos de rua. Ou seja, identifica-se uma colónia, os animais são capturados, esterilizados e depois devolvidos ao local onde foram capturados. No ano passado, no âmbito do programa CED foram realizadas 515 esterilizações e já estão a ser monitorizadas 63 colónias de gatos.

Foi ainda instalado o primeiro abrigo de gatos de rua em Amora, destinado a uma colónia que já está a ser monitorizada.

Existem também quatro parques caninos no concelho: em Fernão Ferro, Amora, Aldeia de Paio Pires e Corroios, está em construção um outro na Torre da Marinha e já existem projetos para Santa Marta do Pinhal e Alto do Moinho.

Os donos e os seus animais de companhia têm cada vez mais espaço no município, também com eventos que lhes são destinados, como é o caso da Festa do Bem-Estar Animal, que vai já em quatro edições.

E porque é preciso fazer cada vez mais e melhor, existe já um projeto para um novo Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia do Seixal, em Pinhal de Frades, com aumento de espaço e de serviços.

O equipamento, situado em Pinhal de Frades, conta com um investimento de 1,5 milhões de euros, e terá serviços administrativos, veterinários e atendimento ao público, sequestro sanitário, quarentena, maternidade e alojamento de cães e gatos para adoção.