Qualidade e Certificação

Política da Qualidade
Ciente das suas responsabilidades na gestão de recursos, melhoria contínua dos seus processos, diminuição dos impactos da sua atividade sobre o meio ambiente e no controlo dos riscos que podem afetar as pessoas envolvidas nos processos, a Câmara Municipal do Seixal assume uma rigorosa política de qualidade. A política da qualidade para a modernização administrativa na autarquia define estratégias que refletem a aposta nas novas tecnologias e a prestação de serviços cada vez mais eficazes e eficientes.
Política da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal – PDF [237 KB]
Manual de Gestão
O manual reflete as bases do Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal e enuncia os elementos interatuantes que o compõem. Este pretende constituir-se como um elemento agregador que dá a conhecer as interações do SGQ, permitindo ir ao encontro da melhoria contínua.
O Manual de Gestão da Qualidade é o suporte de toda a estrutura documental do Sistema de Gestão da Qualidade, sendo o documento através do qual são estabelecidas e comunicadas a todos os trabalhadores do município as metodologias relacionadas com o desenvolvimento dos processos identificados e as respetivas atividades.
Manual de Gestão – Sistema de Gestão da Qualidade CMSeixal – PDF [341 KB]
Sistema de Gestão da Qualidade
O Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara Municipal do Seixal e respetiva certificação tem sido um dos objetivos estratégicos definidos pelo executivo municipal. Nesse sentido, implementou em todos os seus processos, a ISO 9001 - a norma de sistemas de gestão mais utilizada mundialmente, sendo a referência internacional para a Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, com o objetivo de prestar um serviço público de qualidade e em melhoria contínua.
O Munícipio do Seixal, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, foi certificado pela Empresa Internacional de Certificação, em setembro de 2021, cujo intuito foi a validação externa do seu sistema.
A certificação evidencia o envolvimento de todos e os vários contributos na melhoria dos serviços prestados, sendo o seu âmbito a gestão autárquica de prestação de serviços públicos, no âmbito da Administração e Atendimento Público, Água e Saneamento, Cultura, Desenvolvimento Social e Cidadania, Educação, Desporto, Fiscalização Municipal, Habitação, Higiene Urbana e Espaços verdes, Juventude, Obras, Manutenção e Espaço Público, Participação, Segurança Alimentar e Bem-Estar Animal, Proteção Civil, Urbanismo, Turismo e Saúde.
Bolsa de auditores
Com a criação da Bolsa de Auditores Internos da Qualidade, a câmara municipal assegura que todas as auditorias internas da qualidade são realizadas sem recurso a contratualização com entidades externas. Aliás, o mesmo já acontece com a implementação e acompanhamento do SGQ, que depende exclusivamente de consultoria interna garantida pela equipa da qualidade.
A bolsa conta neste momento com 6 elementos ativos, sendo que o sucesso da mesma decorre da colaboração dos seus serviços de origem, na sua disponibilização para integração nas atividades da bolsa, nomeadamente reuniões preparatórias e auditorias. Por outro lado, a colaboração dos auditores em todo o momento, na análise de documentação e preparação das várias ações necessárias, exige um esforço suplementar mas fundamental para a otimização do tempo disponível.
Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
O novo edifício dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal é o primeiro equipamento público em Portugal a obter a Declaração de Conformidade Regulamentar no âmbito do Sistema de Certificação Energética, ao conjugar o conforto dos utilizadores com a redução da fatura energética.
Este é o primeiro edifício público com certificação energética, com a classe B, o resultado da sua localização na proximidade da Baía do Seixal, a autonomia entre os dois núcleos e o aproveitamento da luz natural, o que permite a redução dos consumos energéticos, em termos de iluminação e de climatização.
O ar interior é controlado centralmente, com garantia da conformidade legal de todos os parâmetros de qualidade. São 6 as Unidades de Tratamento de Ar que têm, entre outras funções, a insuflação de ar novo e a extração de ar viciado. O edifício possui painéis solares de captação da radiação solar para o aquecimento de água.
As instalações estão abrangidas por um sistema de controlo periódico da qualidade do ar interior e dos respetivos consumos. A poente existe um plano de água que, para além da função decorativa, funciona como elemento que contribui para a melhoria do desempenho energético, que possibilita o arrefecimento do ar durante o verão.