Contributos

Participe neste projeto de reflexão e construção de memórias e envie-nos os seus contributos para o email ecomuseu.cdi@cm-seixal.pt.

Contributos

Alunos do 8.º A e D da Escola Básica da Cruz de Pau
Textos produzidos numa sessão de escrita criativa intitulada «O Mundo Que Escrevo Pós-Covid», uns inspirados em palavras da música «A Cura Está no Coração», de Gabriel, O Pensador, outros no acróstico «quarentena» e no poema homónimo, de José Luís Peixoto, e por último num desafio de redação de uma carta ao futuro sobre o tema da atualidade, «A pandemia».

Alunos do 5.º E e D da Escola Básica de Nun' Álvares
Poemas elaborados no âmbito da exposição Mensagens de Amor, Quem as Não Tem? - 2022, por, com a organização da professora Maria José Leal, integrados no projeto Relatos de Uma Pandemia por refletirem aspetos ligados à covid-19. 

Alunos da Escola Secundária Manuel Cargaleiro 

  • Trabalhos plásticos de alunos que participaram no projeto Erasmus + «Covid 19 Avant Garde»;
  • Trabalhos artísticos de alunos de Artes Visuais, Educação Visual e Oficina de Expressão Plástica, apresentados na exposição de Artes Visuais Virtuais;
  • Video «Questionnaire centered in de impact of de virus on our everyday life», produzido no âmbito do projeto Erasmus+ «Covid 19 Avant Garde» ,com várias entrevistas sobre a Covid 19, em língua inglesa, sobre as suas repercussões a nível social e individual;
  • Poema coletivo em cinco línguas, inglês, português e italiano, espanhol e catalão, produzido no âmbito do projeto Erasmus+ «Covid 19 Avant Garde», por alunos desta escola e alunos internacionais.

Ana Machado
Técnica do Ecomuseu Municipal do Seixal, testemunha-nos como foi viver os primeiros tempos da pandemia, numa quarentena forçada, através de textos, fotografias e poesia.

Cláudia Vieira
Psicóloga clínica, brasileira, a residir no concelho do Seixal, dá-nos o seu testemunho sobre a sua experiência enquanto terapeuta durante os períodos de quarentena e confinamento e dos impactos que emoções como o medo, a solidão, a dor, a perda e o luto tiveram e poderão vir a ter na saúde mental das populações, referindo o papel da arteterapia como recurso utilizado para superar este difícil momento. 

Daniel Resende
Participa neste projeto com um poema seu, intitulado  «A Imaginar Outro Lugar, Porque Este Está Gasto». Este poema serve como testemunho sobre o seu aprisionamento em casa em tempos de confinamento obrigatório.

Mafalda Moreira
Estudante, com 11 anos, a frequentar o 6.º ano, na Escola Básica Dr. António Augusto Louro, deixou-nos o  seu testemunho relativamente ao ensino a distância e às relações familiares durante o período de confinamento.

Manuela Rosa
Professora de Educação Visual na Escola Básica Dr. António Augusto Louro, em Arrentela, e uma apaixonada pelo desenho e pelos diários gráficos, referiu-nos algumas das dificuldades e desafios que sentiu no ensino a distância e o papel que a prática diária do desenho do seu quotidiano teve na sua vida durante esses tempos de quarentena e confinamento.

Micheline Tavares Mansinho
É formadora de francês e participa neste projeto com alguns desenhos que fez durante o mês de março de 2020, «relatando alguns momentos de desafios lançados nas redes sociais como ilustração do dia a dia durante a pandemia». O seu contacto com o desenho iniciou-se em fevereiro de 2017, com a professora Manuela Rosa, no Seixal, que também participa neste projeto. Foi um desafio iniciar-se nesta arte do desenho, da qual sempre gostou mas que pouco tinha explorado até então. 

Jorge Canhoto
Técnico de desporto na Câmara Municipal do Seixal, analisa a importância do desporto, o aprisionamento do corpo durante este período e o sedentarismo que a pandemia causou, tendo tido maior impacto nas crianças, nos idosos e em certos doentes crónicos, como é o caso dos diabéticos, grupo com o qual o técnico de desporto tinha uma ligação profissional muito estreita antes do aparecimento deste vírus.

Susana Filipe
Trabalhadora da Biblioteca Municipal do Seixal, um rosto bem familiar dos leitores de palmo e meio deste equipamento municipal e dinamizadora do canal «Contar histórias e sobreviver».

 

O projeto é direcionado a todas as faixas etárias, escolas, associações de reformados e lares, movimento associativo, bem como todos os que queiram participar.

Mais informações através do email ecomuseu.cdi@cm-seixal.pt ou telefonicamente pelo número 210 976 112.

Partilhar

Está aqui