ROMED II

O ROMED II, que sucede à primeira geração deste programa, é um projeto de formação de mediadores, desenvolvido pelo Conselho da Europa, cujo objetivo passa por promover e potenciar a inclusão das comunidades ciganas ao nível da saúde, educação, formação, justiça, emprego e discriminação.
 
O Seixal é um dos nove municípios que a nível nacional estabeleceram esta parceria com o Conselho da Europa. Desenvolve este programa desde 2011, através da parceria estabelecida com a Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas, que integra a representação dos delegados nacionais de operacionalização deste programa.
 
Da implementação do ROMED II surgiu o Grupo Ativo da Comunidade, constituído por elementos da comunidade cigana, que desenvolvem o seu trabalho em vários pontos do país.
 
Esta iniciativa pretende reconhecer e promover o trabalho realizado pelas comunidades ciganas do município, no contexto da promoção do diálogo intercultural, da inclusão e do combate às discriminações, assim como a sua riqueza cultural. Um dos objetivos do programa é proceder à integração no mercado de trabalho de homens e mulheres ciganas, quebrando os estereótipos culturais, e também de pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade socioeconómica.

A palavra «romed» deriva da junção de outras duas palavras: «Roma» (ciganos) e «Mediação».

Contactos

Câmara Municipal do Seixal
Alameda dos Bombeiros Voluntários 45
2844-001 SEIXAL
Tel.: 212 276 700
Fax: 212 276 701
Email: ddsc@cm-seixal.pt

Letras Nómadas – Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas
Email: associacaoletrasnomadascigana@gmail.com

Partilhar

Está aqui