Iniciativas

Biblio@Porta

Serviço que disponibiliza o empréstimo de livros através de agendamento prévio de data e hora para levantamento dos documentos à porta da Biblioteca Municipal do Seixal.

Os leitores que integram grupos de risco poderão solicitar a entrega no seu domicílio.

Todos os procedimentos são realizados de acordo com as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde, nomeadamente no que respeita ao manuseamento dos documentos e ao contacto entre pessoas.

Disponível em qualquer polo.


Dar de Volta

Iniciativa solidária que promove a partilha e a rentabilização dos manuais escolares. 

Tem como objetivos específicos a disponibilização e o acesso a recursos documentais para o ensino das crianças e jovens, melhorar os rendimentos familiares, afirmar perspetivas ecológicas, promover atitudes de cooperação e solidariedade entre as pessoas e evitar o desperdício.

Saber +


O Livro em Festa

Associada às comemorações do Dia Mundial do Livro, assinalado a 23 de abril, a Biblioteca Municipal promove, anualmente, uma feira do livro denominada O Livro em Festa.

O prazer da leitura, associado a atividades ligadas ao livro, é a ideia central da feira do livro, que tem como principal objetivo aproximar a população ao mundo dos livros e promover o gosto pelo livro e pela leitura.

A iniciativa conta, habitualmente, com a participação de escritores de literatura infantojuvenil e com a realização de atividades ligadas ao livro, como a leitura encenada, ateliês, exposições, entre outras.

Saber +


Autores da Nossa Terra

A iniciativa pretende promover o livro e o gosto pela leitura, bem como as obras dos autores locais, naturais ou residentes no concelho do Seixal, divulgar obras sobre o município, e torná-las, em simultâneo, acessíveis a toda a população.

O acesso à informação sobre a comunidade local, pessoas e factos é fundamental para preservar a história do nosso município e das suas gentes e salvaguardar o património local, o qual deve ser valorizado e divulgado por forma a manter viva a memória da nossa terra.


Conversas com a Escrita

Iniciativa que envolve escritores de todo o país e que pretende promover o livro e o gosto pela leitura, bem como promover a língua portuguesa e os escritores de língua portuguesa.

Trata-se de uma conversa à volta de um livro lançado recentemente por um escritor convidado a vir à Biblioteca Municipal do Seixal, acompanhada de uma sessão de autógrafos.

A biblioteca já recebeu vários autores como Lídia Jorge, Inês Pedrosa, Mia Couto, Rodrigo Guedes de Carvalho, Pedro Pinto, Urbano Tavares Rodrigues, José Luís Peixoto, João Tordo, entre  outros.


BiblioDomus

Serviço de proximidade à comunidade que pretende levar a leitura a casa, como forma de apoio aos munícipes com limitações de mobilidade, permanentes ou temporárias.

Qualquer leitor que se encontre impedido de se deslocar a um dos polos ou pontos de acesso da Biblioteca Municipal do Seixal pode requerer documentos através do envio de formulário devidamente preenchido para o polo central da biblioteca, os quais serão entregues e recolhidos no domicílio.

Pretende-se com este serviço facilitar o acesso à informação e uso da documentação, democratizar a leitura, apoiar os direitos de cidadania, valorização e crescimento das pessoas e sua inclusão social.


Estação do Livro

A Estação do Livro é uma iniciativa anual realizada em parceria com as escolas concelhias pertencentes à Rede de Bibliotecas Escolares, assente numa filosofia de cooperação e partilha de recursos.

Através da realização de diversas atividades educativas, de animação e promoção da leitura (encontros com autores, ateliês, exposições, workshops, espetáculos), a iniciativa tem como principal objetivo a promoção do livro e da leitura, que permite um estímulo à utilização das bibliotecas escolares e um reconhecimento da Biblioteca Municipal do Seixal na comunidade escolar e, consequentemente, na comunidade local.

O programa de atividades é elaborado de forma ajustada às escolas de todos os ciclos de ensino que integram a Rede de Bibliotecas Escolares, com conteúdos específicos para a Estação do Livro, que contemplam as atividades produzidas pelas escolas (Programa em Rede) e pela Biblioteca Municipal do Seixal.

Saber +


E Se... Pudéssemos Mergulhar nos Livros?

A iniciativa consiste em sessões de exploração criativa de histórias em família.

Mensalmente, é apresentado um livro e um outro conjunto de leituras, através de um vídeo publicado na página de Facebook do Município do Seixal, e atividades de exploração lúdica para pequenos e crescidos, dinamizadas pela Associação Acrescer, também disponíveis online.

É facultado, ainda, um kit composto por uma ficha de exploração e um conjunto de materiais para a oficina complementar, a ser levantado na biblioteca.

Saber +
 

Hora do Conto

Atividade permanente da biblioteca, realizada em sala própria, com ambiente agradável e intimista e um cenário adaptado ao conto.

Pretende-se estimular nas crianças o gosto pelo livro e pela leitura, ao ouvirem e interpretarem uma história, cativando-as para hábitos de leitura, podendo a mesma servir de base para a realização de trabalhos de expressão plástica, complementares à história.

As histórias contadas inscrevem-se no Plano Nacional de Leitura, percorrendo as narrativas mais simples, contos, lengalengas, entre outros, que estimulam a curiosidade, imaginação, memória e lógica nas crianças.


Oficinas de Tecnologias da Informação e Comunicação

Em parceria com a R@TO – Associação para a Divulgação Cultural e Científica, a Biblioteca Municipal do Seixal realiza anualmente diversas oficinas em tecnologias da informação e comunicação.

A associação R@TO, vocacionada para a sociedade de informação, disponibiliza um formador para assegurar as oficinas, que se dividem em duas tipologias, uma sobre iniciação à informática, e outra sobre internet, correio eletrónico e redes sociais.

No final de cada oficina é conferido um certificado de participação.

Aprender numa Tarde
Iniciação à informática, destinada a todos os maiores de 16 anos, cujo objetivo é dotá-los de competências básicas de utilização do hardware e software.
Módulos:
1. Conceitos gerais de informática
2. Processamento de texto e formatação
3. Internet: pesquisa de informação, mensagens instantâneas e VoIP
4. Criação de contas de correio eletrónico (email)

Aprender Mais numa Tarde
Oficina para quem pretende melhorar as suas competências em tecnologias da informação, nomeadamente nas áreas da internet, correio eletrónico e redes sociais.
Módulos:
1. Internet avançada – definições gerais do navegador, marcadores, definição de página inicial, navegação privada, privacidade e segurança na rede.
2. Correio eletrónico avançado – campos Cc e Bcc, marcadores, filtros, pesquisa de mensagens, definições da caixa de correio e definições de segurança.
3. Rede Social (Facebook) – definição de rede social, criar conta. Definições gerais da conta e funcionamento da rede social.
4. Rede Social (Facebook) – grupos, páginas, sistema de chat, definições de segurança e privacidade.

Está aqui