Serviços

Bebeteca

Este serviço, concebido para bebés até aos 36 meses, realiza atividades orientadas por técnicos especializados, promotoras do seu pleno desenvolvimento.

Neste espaço intergeracional, pais e acompanhantes podem também interagir, ganhando competências diversas, com especial enfoque no livro como objeto de desenvolvimento.


Consulta de periódicos

Disponibilização de publicações periódicas, entre elas jornais e revistas mais relevantes editados em Portugal, para consulta local.

A atualização dos jornais e revistas é regular. Os jornais diários e semanários são guardados durante um mês. Parte das revistas conservam-se durante um ano.

Disponível em qualquer polo.


Empréstimo domiciliário

A Biblioteca Municipal dispõe de um fundo documental de acesso livre para consulta e empréstimo domiciliário. Podem ser requisitados vários documentos em qualquer polo, mediante a apresentação do cartão de leitor, ou através do contacto telefónico 210 976 100, do Whatsapp 915 653 766 ou do email biblioteca.seixal@cm-seixal.pt.

O restante fundo documental excluído do empréstimo domiciliário encontra-se acessível em depósito mediante pedido específico no balcão do polo central.


Espaço Audiovisual e Multimédia

Disponibilização de diversos documentos audiovisuais (filmes, música, documentários, entre outros) para empréstimo domiciliário ou para visionamento e audição no local, com recurso a auriculares.

Disponível em qualquer polo da biblioteca.


Espaço Intercultural

Espaço destinado à literatura estrangeira, com fundo documental constituído pela língua inglesa, francesa, alemã, espanhola, italiana, russa e crioula.

Pretende valorizar diferentes origens e culturas que espelhem várias formas de expressão artística e culturais.


Espaço Jovem⁣⁣⁣⁣

Destinado a um público com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, este espaço disponibiliza livros, revistas, CD de música e filmes, videojogos, computadores e internet.

Os jovens podem realizar atividades escolares, como pesquisas na internet e trabalhos de grupo, e ainda atividades educativas e culturais promovidas pela biblioteca.


Espaço Júnior

Neste espaço de animação e informação, para crianças com idades entre os 4 e os 12 anos de idade, são realizadas atividades lúdicas e educativas de forma continuada, das quais se destaca a Hora do Conto.

Além de livros, encontram-se também à disposição diversos recursos e equipamentos informáticos de utilização gratuita.


Espaço Tecnologias de Informação e Comunicação

Disponibilização de equipamentos informáticos com acesso à Internet, impressora e digitalizador, de forma gratuita e em regime de autoutilização, com possibilidade de marcação prévia.

Acesso à internet através de wi-fi, com senha cedida no local.

Disponível em qualquer polo da biblioteca.


Leitura e referência

Espaço destinado à leitura de livros e revistas, pesquisa e elaboração de trabalhos, com recurso ao fundo documental da biblioteca.

O serviço de referência e pesquisa compreende a prestação de informação e orientação necessárias aos utilizadores para uma boa utilização do fundo documental e dos recursos de informação disponíveis.

Disponível em qualquer polo.


Ludoteca

Espaço destinado ao brincar livre, para crianças a partir dos 4 anos de idade.

Neste mundo de brincadeira, podem também participar em ateliês que promovem a imaginação e o desenvolvimento de competências várias, sujeitos por norma a inscrição e a lotação prévia estabelecida.


Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares

Presta apoio técnico, desde esclarecimentos técnicos, organização de bibliotecas e tratamento técnico documental dos fundos, às bibliotecas escolares dos vários níveis de ensino oficial, particularmente as que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Escolares.

Durante o ano letivo, são realizadas atividades educativas nas escolas, para os diferentes níveis de ensino, e sempre que possível ações de formação para as equipas das bibliotecas escolares. 


Serviço de Informação à Comunidade

Sediado no polo central, o Serviço de Informação à Comunidade destina-se a fornecer informação útil e relevante para o quotidiano das pessoas.

As informações podem ser solicitadas presencialmente, por email ou telefone, em qualquer núcleo.


Serviço Educativo

Promove e realiza múltiplas atividades de mediação cultural, de promoção do livro e das diversas literacias, tanto internamente como no exterior, ajustadas aos vários públicos, procurando o envolvimento de todos os participantes, promovendo assim uma ligação intrínseca à comunidade.

Está aqui