Dar de Volta

O Dar de Volta é um projeto solidário que promove a partilha e a rentabilização de manuais escolares.

É um projeto pioneiro que teve início em 2005 na Biblioteca Municipal do Seixal e, graças ao sucesso da iniciativa, outras câmaras municipais, a convite da Associação de Municípios da Região de Setúbal, adotaram também o projeto nos seus concelhos.

Os objetivos são facilitar a disponibilização e o acesso a recursos documentais para o ensino das crianças e jovens, melhorar os rendimentos familiares, afirmar perspetivas ecológicas, promover atitudes de cooperação e solidariedade entre as pessoas e evitar o desperdício. Os utentes podem entregar manuais com data de edição a partir do ano 2015 e levantar os manuais escolares em vigor para o presente ano letivo.

No concelho do Seixal, em 2018, foram recebidos na biblioteca municipal 19 876 manuais em vigor e entregues a utentes 15 472 exemplares, tendo sido beneficiadas 4 474 pessoas. Relativamente a 2017, foram entregues na biblioteca 13 411 manuais escolares, enquanto os utentes receberam de volta 12 276 manuais, num total de 4963 pessoas atendidas. Nos dois anos, foram beneficiados 9437 alunos.

Os utentes podem entregar os manuais escolares na Biblioteca Municipal do Seixal, nos polos de Amora e de Corroios e nas lojas do munícipe.

Para proceder ao levantamento de manuais para o presente ano letivo é apenas necessário dirigir-se à biblioteca central. Entre julho e setembro, por se tratar de meses de maior afluência, a recolha de manuais decorre sob o sistema de senhas, localizado à entrada da Biblioteca Municipal do Seixal. No entanto, a entrega por parte dos utentes não necessita de senha. 

Horário de funcionamento

De terça a sexta-feira, das 11 às 20 horas, e ao sábado, das 15 às 20 horas.

Atenção que a Biblioteca Municipal do Seixal encerra em agosto, ficando apenas a funcionar o Dar de Volta, no horário indicado. O Polo de Amora encerra em julho e o de Corroios em setembro. Nestes períodos, a entrega de manuais por parte dos utentes realiza-se apenas na biblioteca central.

Mais informações

Tel.: 210 976 100
Email: dardevolta@cm-seixal.pt

Partilhar

Está aqui