Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é assinalado um pouco por todo o mundo, com o objetivo de estabelecer uma data de reconhecimento das batalhas, vitórias e conquistas quotidianas das mulheres, sem olhar a divisões, sejam elas de nacionalidade, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas.

A ideia de consagrar um dia à mulher tem origem nos movimentos trabalhistas do início do séc. XX nos Estados Unidos da América e na Europa. Com o passar do tempo, a data reúne cada vez mais mulheres e homens de todo o mundo com o objetivo de valorizar o papel das mulheres em áreas tão díspares como as artes e as ciências, a economia ou a política, a iniciativa privada ou a dedicação à causa pública.

Já em 1909, o primeiro Dia Nacional da Mulher decorreu nos Estados Unidos por iniciativa do Partido Socialista da América, assinalado a 28 de fevereiro, em homenagem à greve de trabalhadoras da indústria de vestuário em protesto contra as condições de trabalho. No ano seguinte, em Copenhaga, a Internacional Socialista estabelece o primeiro Dia Internacional da Mulher, sem data definida, em homenagem ao movimento sufragista que reclamava o direito de voto para as mulheres. 

Em 1911, em resultado desta iniciativa, o dia é marcado pela primeira vez para 19 de março na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, com mais de um milhão de homens e mulheres a atender às celebrações, reclamando o direito de voto e de ingressar em cargos públicos, ao trabalho e à formação e o fim das discriminações no mercado laboral.

Nos anos seguintes, as celebrações do Dia Internacional da Mulher decorreram já em torno do dia 8 de março, e a data juntou às anteriores reivindicações a luta pelo fim da I Guerra Mundial. Já em 1917, no dia 8 de março, as mulheres russas efetuaram uma greve e uma manifestação. 

Na década de 1970, a Organização das Nações Unidas assinalou o ano de 1975 como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas.

Comemorações do Dia Internacional da Mulher

17 horas
Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal 

Inauguração da exposição Cerâmica por Mulheres
Trabalhos de associadas da ARTES – Associação Cultural do Seixal: Lígia Moura, Lisete Emídio, Susana Rafael, Mar, Umbelina e Suzete.

Debate As Mulheres e a Clandestinidade
Parceria com o Movimento Democrático de Mulheres – Núcleo do Seixal.

Atuação do Coro Seixal Vocalis

19 horas
Encerramento

Partilhar

Está aqui