Espaços de Reflexão

Os encontros têm lugar no Auditório do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho e as inscrições podem ser realizadas através do email  espaco.cidadania@cm-seixal.pt.

Programa

Dia 8 de março, quarta-feira

20.30 horas
Sessão das Boas-Vindas

Apontamento cultural

21.30 horas
Encontro Interliterário
Org.: Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho e Associação Cabo-Verdiana do Seixal

«A Bola de Cristal», de Armindo Reis:

«As pistas contidas num mapa do avô geógrafo levam os netos em busca da árvore mágica, que restituía o sonho a quem comesse das suas maçãs douradas. Foi através da bola de cristal que uma bruxa fina, moderna e charmosa lhes mostrou o caminho cheio de cores, tal e qual o arco-íris, que conduzia as crianças e os adultos ao mundo do sonho: uma vida com sentido é aquela que nunca deixa morrer o sonho…!.» 
Esta obra está incluída no Plano Nacional de Leitura – livro recomendado para o 3.º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

«A Saga das Pedras Mágicas», de Sandra Carvalho:

«Tudo começou quando a feiticeira Aranwen se apaixonou por um humano e decidiu ludibriar o Conselho dos Seres Superiores, mantendo o seu poder na Terra encarcerado dentro de sete pedras mágicas... Ou talvez, não! Talvez esta aventura se tenha iniciado no momento em que os feiticeiros encontraram os cristais do Sol e da Lua e decidiram formar a Ordem do Dragão. Quem sabe?
A Pedra do Tempo guarda as soluções de todos os enigmas passados e futuros, porém, só as revela quando quer e a quem quer. Todavia, a sua Sabedoria Suprema está a ameaçada pelo nascimento do primogénito varão do Rei da Lua e da Rainha do Sol, capaz de libertar o Conhecimento Absoluto. O que esse homem fará quando se tornar deus, só o próprio Deus pode prever.»
Composta por 8 livros, esta saga é bastante conceituada pelos apreciadores do género fantástico.

«Cova da Moura» de Jorge Humberto Ramos Fernandes

O livro tem por base a Dissertação de Mestrado sob o mesmo título e é da autoria de Jorge Humberto, relevante figura da comunidade do bairro Alto da Cova da Moura e da Amadora, sendo resultado da investigação académica que teve como objecto de estudo os títulos de dois jornais diários e um semanário. A investigação recaiu nos anos 2006, 2007 e 2011 e 2012. 
O estudo analisa o conteúdo informativo sobre o bairro Alto da Cova da Moura nos títulos de imprensa, na tentativa de procurar compreender-se de que forma o território e os assuntos relacionados com o mesmo são retratados na imprensa. Sendo essa informação contributo para a construção social de uma imagem acometida ao bairro e à sua comunidade. 
O livro tem como públicos-alvo os estudantes, professores, investigadores, jornalistas e órgãos de comunicação social, e quantos se interessam pelas questões da comunicação social, jornalismo, imagem, interculturalidades e antropologia.

«O Dia em Que Conheci», de Isandra da Silva

Dia 9 de março, quinta-feira

20.30 horas
Encontro de Teatro, com Artes e Magias e (Des)dramatizar
Org.: Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho

O CCR Artes e Magias – Grupo de Teatro do CCRAM apresenta a peça «Isto Aqui É o Inferno», estilo vicentino, adaptada de uma peça de teatro que integra o Plano Nacional de Leitura, e que coloca em palco um grupo de cerca de 15 jovens (grandes) artistas, com idades compreendidas entre os 4 e os 16 anos.

O Projeto Municipal de Teatro Sénior (Des)dramatizar apresenta a peça «A Minha Escola», que retrata a vida na escola antes e depois do 25 de Abril de 1974, no sentido figurativo.

Dia 10 de março, sexta-feira

21 horas
Tertúlia Literária: Em Português  Nos Dizemos
Org.: Biblioteca Escolar da Escola Secundária de Amora
 A língua que falamos é a base a partir da qual estruturamos a nossa mente, explicitamos os afetos, percebemos o mundo, dizemos de nós e da natureza através das artes, das ciências, da filosofia, do senso comum.  As diferenças entre as diversas enunciações do português são uma riqueza que nos permite o deslumbramento perante as diferenças, o alargamento do que é possível ser dito e compreendido. Celebremos, pois, a língua e os modos como a falamos.

Dia 11 de março, sábado

15 horas
Colóquio: A Importância do Papel dos Consulados no Contexto das Migrações
Org.: AAGA Portugal

Dia 11 de março, sábado

20.30 horas
Testemunho de Um Turco a Viver em Portugal
Org.: R@to – Associação para a Divulgação Cultural e Científica

Enes Uysal mudou a sua vida quando decidiu realizar um projeto de voluntariado em Portugal. Esta será uma oportunidade para conhecermos a vida de um imigrante em Portugal que se juntou a este país através do Serviço Voluntário Europeu.

Dia 12 de março, domingo

15 horas
Documentário/debate: O Papel da Mulher na Revolução Cubana, dinamizado por Anabel Serrallonga, Terceira Secretária da Embaixada de Cuba em Portugal
Org.: Embaixada de Cuba e Associação Amizade Portugal-Cuba

Partilhar

Está aqui