32.º Corta-Mato Cidade de Amora | 99.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo

Novembro 2022
9.00 h

Este ano o Corta-Mato Cidade de Amora, na sua 32.ª edição, decorre em simultâneo com o 99.º Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo.

Prevê-se a participação de mais de 1500 atletas oriundos de todo o país e estarão presentes os maiores e mais representativos clubes nacionais: Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Maratona Clube de Portugal, Sporting Clube de Braga e muitos outros.

O Corta-Mato Cidade de Amora é um dos maiores eventos de atletismo nacionais que, no ano de 2021, contou com a participação de 1050 atletas, uma das maiores de sempre nesta prova. A competição tem demonstrado claramente o trabalho que se tem vindo a realizar em conjunto com o movimento associativo popular e as juntas de freguesia, em prol do desenvolvimento do atletismo a nível local e nacional. A iniciativa integra o 33.º Troféu de Atletismo do Seixal e os Jogos do Seixal 2022.

Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo é uma prova nacional histórica, a mais antiga do país, que teve início na segunda década do século passado, no dia 7 de maio de 1911, com o triunfo de Francisco Lázaro, então a representar o Benfica. A competição inclui as provas principais e atribui ainda os títulos individuais de sub-23, sub-20 e sub-18 (nestas duas últimas categorias é também atribuído o título coletivo), o título de estafeta mista (na segunda edição) e ainda as provas para os escalões de veteranos (também campeonatos nacionais).

Inscrições

A prova é aberta a atletas de ambos os sexos, federados e populares, em representação de clubes, escolas, coletividades, grupos informais ou a título individual.

Com a inclusão da prova no circuito nacional, existem duas modalidades de inscrição:

• Escalões benjamins, infantis e iniciados: as inscrições devem ser efetuadas até às 18 horas do dia 24 de novembro, através de um dos contactos da Junta de Freguesia de Amora: Rua 1.º de Maio, Lote 4, Amora | T: 212 268 730 | Email: jfamora@jf-amora.pt. Todas as informações no regulamento da competição.
  • Populares e federados: as inscrições devem ser realizadas através da plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo, até às 23.59 horas do dia 21 de novembro, conforme consta no regulamento da prova.

Organização
Junta de Freguesia de Amora e Câmara Municipal do Seixal, com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação de Atletismo de Setúbal e movimento associativo.

Quinta Maria Pires, em Amora
Preço
Participação gratuita, sujeita a inscrição