Monty Alexander Trio

Monty Alexander: piano
Luke Sellick: contrabaixo
Jason Brown: bateria

Monty Alexander, nome artístico de Montgomery Bernard Alexander, é um pianista jamaicano nascido em Kingston, radicado há cerca de 60 anos nos Estados Unidos da América. Com uma carreira pautada por inúmeras apresentações em diversos pontos do globo, com mais de 20 participações no Festival de Jazz de Montreux, é conhecido pela sua capacidade comunicativa, estabelecendo uma relação de grande proximidade com o público. A publicação The Fifty Greatest Jazz Piano Players of All Time (Hal Leonard Publishing), de 2005, cita-o como «o quinto maior pianista de jazz de todos os tempos», figurando em mais de 75 gravações, sendo conhecido pelos repertórios cuja estética abrange uma ampla gama de expressões musicais jamaicanas e de jazz.

Nascido em 4 de junho de 1944, Monty deu os seus primeiros passos na música aos quatro anos quando tocava músicas de natal de ouvido, entretendo familiares e vizinhos. Aos 14 anos, começou a tocar em clubes locais de Kingston, como líder dos Monty and the Cyclones e, em 1962, ao atuar em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, o seu talento não passou despercebido a Jilly Rizzo, dono de um clube nova-iorquino, e a Frank Sinatra para o qual atuou numa noite, até altas horas, interpretando composições de nomes icónicos do jazz como Miles Davis, Count Basie, Milt Jackson e Roy Haynes. Ao longo dessa década, realizou concertos regulares no Minton’s Playhouse, conhecido clube no bairro do Harlem, em Nova Iorque, e durante esses anos conheceu Quincy Jones, Ray Brown e o gigante do piano Oscar Peterson, que o recomendou a Hans Georg Brunner-Schwer, proprietário da editora alemã MPS, para o qual gravou alguns discos entre 1971 e 1985.

Para um público mais abrangente, destaca-se o trabalho com Natalie Cole em «Unforgettable… with Love», vencedor de sete Grammys, álbum de 1991 em que a cantora homenageia o pai, as colaborações no cinema para bandas sonoras de «Bird», de Clint Eastwood, filme biográfico do saxofonista Charlie Parker, e para o filme «For Love of Ivy», em que participa na música principal do filme da autoria de Quincy Jones.

Mais recentemente, 2019 marca a comemoração do seu 75.º aniversário com uma apresentação a solo no London Royal Albert Hall e com a 10.ª edição do Festival de Jazz com o seu nome, em Easton, Maryland, nos Estados Unidos da América. O lançamento de «Love Notes», novo trabalho discográfico do músico e a rodagem de um documentário sobre a vida e música de Monty Alexander, a cargo do produtor Arthur Gorson e do realizador Jefferson Miller, são os projetos mais recentes do pianista.

No concerto que apresenta no Seixal, Monty faz-se acompanhar por dois músicos experientes, o baixista canadiano Luke Sellick e o baterista norte-americano Jason Brown, que desenvolvem a sua atividade a partir de Nova Iorque, tendo ambos já colaborado com vários músicos consagrados.

Bilheteira

- Na Ticketline e locais habituais.
- No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.
- A bilheteira do Auditório abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início.

Bilhete único: 12 euros (25 % de desconto para jovens até 25 anos, reformados e trabalhadores das autarquias do Seixal).
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias).

Reservas/informações Ticketline
- Ligue (24 horas)
- A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400

Facebook SeixalJazz