SeixalJazz 2022

Entre 13 e 22 de outubro, o Festival Internacional SeixalJazz 2022 está de regresso em dois espaços, o Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal, palco principal do festival, e o SeixalJazz Clube, na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense.

A edição deste ano dá continuidade à linha programática adotada nos últimos anos, assente na apresentação de diferentes estilos e linguagens do jazz. No mesmo palco, aos músicos consagrados cuja carreira é amplamente reconhecida, juntam-se os novos valores da música jazz, uma nova geração de músicos que, acreditamos, irão definir o panorama nos próximos anos. 

SeixalJazz Clube está de volta!!

Este ano, além do palco principal no Auditório Municipal, estão de volta os concertos no SeixalJazz Clube, instalado na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, com um conjunto de espetáculos de entrada livre. 

O Festival Internacional SeixalJazz 2022 acontece ao longo de duas semanas, sendo que os concertos decorrem sempre entre quinta-feira e sábado.

PROGRAMA AUDITÓRIO MUNICIPAL 

MONTY ALEXANDER TRIO

13 de outubro, quinta-feira, 22 horas | 13 october, thursday, 10 p.m.

Monty Alexander – piano
Luke Sellick – contrabaixo  | double bass
Jason Brown – bateria | drums

Bilhetes | Tickets

Monty Alexander, nome artístico de Montgomery Bernard Alexander, é um pianista jamaicano nascido em Kingston, radicado há cerca de 60 anos nos Estados Unidos da América. Com uma carreira pautada por inúmeras apresentações em diversos pontos do globo, com mais de 20 participações no Festival de Jazz de Montreux, é conhecido pela sua capacidade comunicativa, estabelecendo uma relação de grande proximidade com o público. A publicação The Fifty Greatest Jazz Piano Players of All Time (Hal Leonard Publishing), de 2005, cita-o como «o quinto maior pianista de jazz de todos os tempos», figurando em mais de 75 gravações, sendo conhecido pelos repertórios cuja estética abrange uma ampla gama de expressões musicais jamaicanas e de jazz. 

No concerto que apresenta no Seixal, Monty faz-se acompanhar por dois músicos experientes, o baixista canadiano Luke Sellick e o baterista norte-americano Jason Brown, que desenvolvem a sua atividade a partir de Nova Iorque, tendo ambos já colaborado com vários músicos consagrados.

+ informação
montyalexander.com | Facebook | Instagram | YouTube

MÁRIO LAGINHA TRIO

14 de outubro, sexta-feira, 22 horas | 14 october, friday, 10 p.m.

Mário Laginha – piano
Bernardo Moreira – contrabaixo  | double bass
Alexandre Frazão – bateria | drums

Bilhetes | Tickets

Com uma carreira de mais de três décadas, Mário Laginha é habitualmente conotado com o mundo do jazz, mas o universo musical que foi construindo é mais vasto, passando pelas sonoridades brasileiras, indianas, africanas, pela pop e o rock, e pelas bases clássicas que presidiram à sua formação. 

Em fevereiro de 2022, edita o álbum «Jangada», com Alexandre Frazão e Bernando Moreira, trabalho base do concerto a apresentar no Seixal, um disco criado durante a pandemia, em que a ausência de concertos levou a tenham decidido continuar a tocar semanalmente, sem pressões para a criação de um concerto. Nas palavras de Mário Laginha, «havia apenas o prazer de fazermos música juntos, explorando de uma forma totalmente nova a música que nos últimos tempos tenho vindo a escrever para este trio e, quando finalmente gravámos, o resultado estava mais próximo dos nossos concertos ao vivo do que do trabalho de estúdio».

+ informação
mariolaginha.org | facebook.com/MarioLaginha | Linktree
Álbum «Jangada»

ANTONIO FARAÒ TRIO

15 de outubro, sábado, 22 horas | 15 october, saturday, 10 p.m.


Antonio Faraò – piano
Yuri Goloubev – contrabaixo |  | double bass
Maxx Furian – bateria | drums

Bilhetes | Tickets

Com mais de 30 anos de carreira, o pianista italiano Antonio Faraò é atualmente um dos mais respeitados na cena jazzística internacional, sendo fortemente influenciado pelo jazz afro-americano, destaca-se ainda com um estilo inconfundível, caracterizado por uma extrema criatividade e capacidades técnicas e rítmicas notáveis. 

No SeixalJazz, Antonio Faraò apresenta-se em trio com o baixista russo Yuri Goloubev, a viver em Itália desde 2004, músico que conta atuações em 60 países, tendo acompanhado nomes como Kenny Werner, Ralph Towner, Billy Kilson, Julian Arguelles, Wolfgang Muthspiel, Tim Garland, entre muitos outros. Na bateria, estará o italiano Maxx Furian, com quem Faraò já tocou, músico que no campo do jazz já colaborou com Randy Brecker, Paolo Birro, Stefano Senni, Ada Rovatti, Jeff Berlin, Marco Micheli e Paolo Fresu, entre outros.

+ informação​
antoniofarao.net | Facebook | Instagram

MÁRIO BARREIROS QUARTETO

20 de outubro, quinta-feira, 22 horas | 20 october, thursday, 10 p.m.


Mário Barreiros – bateria | drums
Ricardo Toscano – saxofone | saxophone
Abe Rábade – piano
Carlos Barretto – contrabaixo | double bass

Bilhetes | Tickets

Falar em Mário Barreiros é abarcar uma parte importante da música feita em Portugal. Nascido no Porto, em 1961, cedo ingressou no meio artístico e, ainda na infância, ao lado de dois dos seus irmãos, foi membro da banda Mini Pop, que em 1971 chegou a atuar na primeira edição do Festival Vilar de Mouros. Mais tarde, e novamente ao lado dos irmãos Eugénio e Pedro Barreiros, formou os Jafumega, grupo que alcançou grande sucesso na década de 80, graças a êxitos como «Nó Cego», da sua autoria, «Latin'América» ou «Ribeira».  Igualmente reconhecido é o seu trabalho como produtor, tendo colaborado de perto com Ornatos Violeta, Clã, Jorge Palma e Silence 4, entre outros, mas, além do papel importante no pop-rock feito em Portugal, Mário Barreiros é um nome incontornável do jazz feito no país.

«Dois Quartetos Sobre o Mar» marca o regresso aos discos de jazz 15 anos depois, álbum que tem vindo a ser destacado e aplaudido pela crítica especializada e pelo público. Esta edição tem a particularidade de ter sido gravada por dois quartetos distintos, mas com configurações instrumentais semelhantes. No espetáculo que apresenta no Seixal, Mário Barreiros faz-se acompanhar por três músicos que compõem precisamente um desses quartetos, Ricardo Toscano, no saxofone, Abe Rábade, no piano, e Carlos Barretto, no contrabaixo.

+ informação
Facebook | Instagram
Álbum «Dois Quartetos Sobre o Mar»

AMBROSE AKINMUSIRE QUARTET

21 de outubro, sexta-feira, 22 horas | | 21 october, friday, 10 p.m.


Ambrose Akinmusire – trompete | trumpet
Sam Harris – piano
Joe Sanders – contrabaixo | double bass
Justin Brown - bateria | drums

Bilhetes | Tickets

Ambrose Akinmusire nasceu e cresceu em North Oakland, na Califórnia, Estados Unidos da América, em 1982, bairro que apelida como «muito negro e culturalmente rico». Após ter vivido 10 anos em Nova Iorque e três em Los Angeles, regressa à sua cidade natal, em 2016, e percebe o quanto aquele local havia mudado. Tal como sucede em outras cidades, também ali os nativos estão a perder as suas casas, empurrados pelo aumento das rendas, restando novas pessoas, sem noção histórica das comunidades que as precederam. Akinmusire não é apenas um dos melhores trompetistas do mundo, é uma voz ativa na defesa das comunidades negras nos Estados Unidos da América.

Neste regresso ao Seixal, após ter passado pelo festival em 2014, Akinmusire vem acompanhado por três jovens músicos norte-americanos que, à semelhança do trompetista, são considerados, como instrumentistas e ainda compositores, dos mais talentosos de uma nova geração de músicos, o pianista Sam Harris, o baixista Joe Sanders e ainda o baterista Justin Brown.

+ informação
ambroseakinmusire.com | Instagram
Álbum «On the Tender Spot of Every Calloused Moment» 

SAMARA JOY

22 de outubro, sábado, 22 horas | 22 october, saturday, 10 p.m. 

Samara Joy – voz | voice
Ben Paterson – piano
Mathias Allamane – contrabaixo | double bass
Malte Arndal – bateria | drums

Bilhetes | Tickets

Dona de uma voz suave mas de contornos maduros, Samara Joy é hoje considerada uma das jovens cantoras mais promissoras dos Estados Unidos da América. O primeiro contacto de Samara com o jazz foi enquanto frequentava a Fordham High School for the Arts, em que regularmente atuava com uma banda, e foi premiada como Melhor Vocalista num concurso. Apesar do jazz não ser o seu foco, foi na altura de escolher uma faculdade que os caminhos com este estilo se voltaram a cruzar ao ingressar no Purchase College, da State University of New York, em que o corpo docente incluía muitos mestres do jazz como Pasquale Grasso e o baterista Kenny Washington, os quais, mais tarde, figuram na sua gravação de estreia, lançado em 2021 pela Whirlwind Recordings. Daí em diante o jazz tornou-se uma paixão. 

No concerto que apresenta no Seixal, Samara Joy sobe ao palco com o trio de músicos que a tem acompanhado nas suas digressões pela Europa, o pianista norte-americano Ben Paterson, o baixista francês Mathias Allamane e o baterista dinamarquês Malte Arndal.

+ informações
samarajoy.com | Linktree
Excerto de concerto realizado em abril de 2022, em Muri, na Suíça

PROGRAMA SEIXALJAZZ CLUBE [+]

Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense
Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, 119 – Seixal

INFORMAÇÕES

 

Bilheteira 

Os bilhetes estão à venda na rede Ticketline e nas bilheteiras do Fórum Cultural do Seixal.
Bilhete único: 12 euros
Desconto de 25 % para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal.
Assinatura de bilhete único: 60 euros (6 dias)
A bilheteira do Auditório Municipal abre 1.30 horas antes de qualquer espetáculo e encerra 15 minutos após o seu o início. No balcão de informações da Biblioteca Municipal do Seixal, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas, e sábados, das 14.30 às 19 horas.

Reservas/informações
Ticketline: Ligue 1820 (24 horas) | A partir do estrangeiro ligue +351 217 941 400.

 

Ticket Office

Tickets are already on sale via Ticketline, as well as at the tickets office of Fórum Cultural do Seixal.
Single ticket: 12 euros
Youths aged under 25, pensioners and employees of Seixal municipalities get 25% off tickets.
Single ticket subscription: 60 euros (6 days)
The Auditorium ticket office opens 1.5 hours before every concert and closes 15 minutes after it starts. Tickets will be sold from the Municipal Library's information desk from 10 a.m. to 7 p.m., Tuesday to Friday, and 2.30 p.m. to 7 p.m. on Saturdays.

For bookings/information
Ticketline: Call 1820 (24/7 service) – From abroad call +351 217 941 400

 

+ JAZZ

 

Espaço Jazz
Área reservada à venda de todos os materiais de representação do festival, bem como de CD e outros materiais das formações que participam nesta edição e funcionará entre as 21 e as 24 horas, no Fórum Cultural do Seixal e no SeixalJazz Clube entre as 22 horas e a 1 hora.

 

Jazz Shop
The Jazz Shop is an area reserved for the sale of all festival merchandise, as well as CDs and other merch from the participants of this edition of the festival, and its opening hours are between 9 p.m. and 12 a.m., at Fórum Cultural do Seixal and SeixalJazz Club, between 10 p.m. and 1 a.m.

Partilhar

Está aqui