SeixalJazz 2014

Nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 de outubro de 2014, o SeixalJazz está de volta para a sua 15.ª edição e apresenta um elenco com alguns dos músicos mais entusiasmantes e promissores da atualidade, continuando a aposta na multiplicidade de estilos, geografias e gerações do jazz. 

Os trios liderados por Craig Taborn, Mário Laginha, Louis Sclavis, Carlos Barretto e o quinteto de Ambrose Akinmusire são as formações que sobem ao palco do Auditório Municipal para celebrar a música e o jazz no ano em que o festival atinge a marca assinalável das 15 edições.

Este ano, os concertos dividem-se por cinco dias, nos dois últimos fins de semana de outubro, e têm lugar às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal.

No dia 17 de outubro, sexta-feira, o trio do pianista norte-americano Craig Taborn com o contrabaixista Thomas Morgan e com o baterista Gerald Cleaver, abre o SeixalJazz 2014. Com eles trazem Chants, disco de 2013 que ocupou o primeiro lugar da lista de melhores álbuns do The New York Times no ano passado.

Sábado, dia 18 de outubro, o palco é do Mário Laginha Trio, com Mário Laginha ao piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. Três músicos de exceção que partilham uma grande cumplicidade e para quem tocar é experimentar, arriscar e, mais do que tudo, um momento de pura felicidade.

Na quinta-feira seguinte, dia 23 de outubro, chega a vez de um dos nomes mais representativos do jazz europeu, o clarinetista Louis Sclavis, que se apresenta com o Atlas Trio. Ao lado de Gilles Coronado (guitarra) e Benjamim Moussay (piano), vem tocar ao SeixalJazz uma música inebriante de pesquisa e descoberta, que combina jazz, folclore, rock e música erudita.

O conhecido trio Lokomotiv de Carlos Barretto (contrabaixo), Mário Delgado (guitarra) e José Salgueiro (bateria) atua no dia 24 de outubro, sexta-feira, e traz um convidado especial, o jovem saxofonista Ricardo Toscano. Está, assim, acrescentado mais um motivo de interesse a esta formação que, já com 17 anos de colaboração, apresenta sempre em palco uma química irrepreensível.

O californiano Ambrose Akinmusire é um dos intérpretes mais interessantes do panorama jazz mundial, tendo mesmo sido já considerado pela revista Downbeat como o maior trompetista da atualidade. Toca na última noite de SeixalJazz 2014, no dia 25 de outubro, sábado. Com Walter Smith III (saxofone tenor), Sam Harris (piano), Harish Raghavan (contrabaixo) e Justin Brown (bateria), forma o Ambrose Akinmusire Quintet, agrupamento de linguagem descrita como pós-bop atmosférica que tem andando nas bocas do mundo.

Paralelamente, um concerto comentado do quinteto do trompetista Gonçalo Marques, no dia 22 de outubro, quarta-feira, marca o início do projeto pedagógico A Escola Vai ao SeixalJazz. A atividade é dirigida a alunos e professores das escolas básicas do concelho do Seixal. 

 

Está aqui