SeixalJazz Clube

Este ano, além do palco principal no Auditório Municipal, estão de volta os concertos no SeixalJazz Clube, instalado na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, com um conjunto de espetáculos de entrada livre. O espaço pretende recriar um clube de jazz, de ambiente informal, e com uma programação que privilegia a apresentação de grupos nacionais e de projetos assentes na música improvisada e no free jazz. Os concertos acontecem em duas sessões, a primeira às 23 e a segunda às 24 horas.

O Festival Internacional SeixalJazz 2022 acontece ao longo de duas semanas, sendo que os concertos decorrem sempre entre quinta-feira e sábado.

PROGRAMA SEIXALJAZZ CLUBE 

DEMIAN CABAUD QUINTETO

13 de outubro, quinta-feira, 23 e 24 horas | 13 october, thursday, 11 p.m. and 12 a.m.


Demian Cabaud – contrabaixo
João Pedro Brandão – saxofone alto, flauta
José Pedro Coelho – saxofone tenor, clarinete baixo
João Grilo – piano
Marcos Cavaleiro – bateria

Demian Cabaud nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1977, numa família em que não havia músicos e foi sozinho que, aos 11 anos, descobriu a música e começou a mergulhar nela. Apaixonou-se pelo som do contrabaixo e em 2001 mudou-se para Boston, Massachusetts, nos Estados Unidos da América, depois de receber uma bolsa de estudos da Berklee College of Music. Numa digressão em 2004, conheceu Portugal, país onde hoje reside e, além de lecionar no Conservatório do Porto, é ainda músico regular da prestigiada Orquestra Jazz de Matosinhos, há 16 anos. 

«Otro Cielo» é o novo trabalho e a nona edição discográfica do músico, com sons que se baseiam no seu país natal e em Portugal. A formação com que se apresenta no SeixalJazz Clube é a mesma com a qual gravou este disco.

+ informação
demiancabaud.comFacebook 
Vídeo da gravação do tema Wayra Tata, de «Otro Cielo», em outubro de 2020

MAZAM

14 de outubro, sexta-feira, 23 e 24 horas | 14 october, friday, 11 p.m. and 12 a.m.

João Mortágua – saxofone
Carlos Azevedo – piano
Miguel Ângelo – contrabaixo
Mário Costa – bateria

O projeto Mazam reúne alguns dos artistas mais interessantes da cena jazz portuense, nomes que figuram entre os melhores de uma nova geração de músicos nacionais. É um quarteto constituído por João Mortágua, nos saxofones alto e soprano, Carlos Azevedo, no piano, Miguel Ângelo, no contrabaixo, e Mário Costa, na bateria, formado em 2019, ano em que editaram o álbum de estreia, «Land», editado pela Porta-Jazz.

Para o concerto no Seixal propõem apresentar o seu novo trabalho, «Pilgrimage», editado pela Clean Feed em 2022 e que tem sido avaliado de forma muito positiva pela crítica da especialidade. Um álbum que nas palavras dos músicos os leva a «brincar com o som e o silêncio, um lado divertido no ato de tocar instrumentos, tal como as crianças o fazem com brinquedos, levando-os a lugares inesperados».

+ informação
Álbum «Pilgrimage» 

FILIPE DUARTE QUINTETO

15 de outubro, sábado, 23 e 24 horas | 15 october, saturday, 11 p.m. and 12 a.m.


Filipe Duarte – guitarra e composição
Francesco Geminiani – saxofone
Gregor Ftičar – piano
Zé Almeida – contrabaixo
Diogo Alexandre – bateria

Recentemente regressado a Portugal, o guitarrista Filipe Duarte traz na bagagem dez anos de vida no estrangeiro. Estudou na JBjazz em Lisboa, e foi bolseiro na New School for Jazz and Contemporary Music em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, onde viveu quatro anos e foi nessa cidade que deu os seus primeiros passos como band leader, escrevendo música e tocando regularmente com o seu sexteto. Viveu os seis anos seguintes em Berlim, na Alemanha, e teve a oportunidade de tocar com alguns dos melhores músicos da cena europeia. Foca-se, maioritariamente, em composições originais, resultado de uma mistura quase infindável de influências e a sua música é introspetiva mas envolvente, arrojada e por vezes complexa, mas sempre com foco na melodia. Presentes estão frequentemente elementos de contraponto, música through-composed e secções de improvisação coletiva.

«Vendaval», o álbum que apresenta neste concerto, é descrito como um projeto inspirado na força da natureza, incontrolável e imprevisível que consegue ser tão apaziguadora como destrutiva.

+ informação
filipeduartemusic.com | Facebook
Álbum teaser «Room in the Middle»

GILENO SANTANA TRIO

20 de outubro, quinta-feira, 23 e 24 horas |  20 october, thursday, 11 p.m. and 12 a.m.


Gileno Santana – trompete
Rodrigo Correia – contrabaixo
Nemanja Delic – bateria

Natural do Brasil, Gileno Santana é considerado como, provavelmente, o músico mais versátil da sua geração. O seu percurso iniciou-se em 2003 ao estudar na Banda de Música de Pindoretama, no interior do Ceará, seguindo-se o ingresso na Banda de Música Dona Luiza Távora – Piamarta, sob a regência do maestro Costa Holanda e no Colégio Manuel Novaes, na classe de trompete de Joatan Nascimento. Ainda em 2005, participa na gravação do álbum do saxofonista americano Mike Ellis, com o projeto Bahia Band, juntamente com os principais músicos do panorama musical baiano. Muda-se para Portugal em 2006 e, no ano seguinte, inicia-se na Escola de Jazz do Hot Club, em que estuda com João Moreira e, em 2008, ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e é convidado para integrar a Orquestra Jazz de Matosinhos, formação com a qual participou nos maiores festivais de jazz nacionais. 

O trio com que se apresenta no SeixalJazz Clube é o projeto mais desafiante e contemporâneo do trompetista, acompanhado pelo sérvio Nemanja Delic, na bateria, e do virtuoso contrabaixista Rodrigo Correia, num concerto que homenageia a música de Lennie Tristano, Lee Konitz e Warne Marsh, inspirações que deram origem ao primeiro álbum do trio editado pela editora inglesa Ubuntu.

+ informação
Facebook | Instagram
Vídeo do tema «Hallo de 22»

EURICO COSTA TRIO

21 de outubro, sexta-feira, 23 e 24 horas  | 21 october, friday, 11 p.m. and 12 a.m.

Eurico Costa – guitarra
João Fragoso – contrabaixo
Marcos Cavaleiro – bateria

O guitarrista e compositor Eurico Costa nasceu no Porto, em 1979, cidade em que reside. Depois de concluído o curso de guitarra clássica, frequentou a licenciatura em guitarra jazz, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e, desde então, a sua atividade tem sido plural, abarcando colaborações com o Remix Ensemble Casa da Música, a Orquestra Jazz de Matosinhos e a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, entre outros. 

Atualmente é no jazz que concentra a sua maior atividade e, em dezembro de 2021, lançou o seu disco de estreia, «Copal», com o carimbo Porta-Jazz, no qual conta com a participação de Demian Cabaud, no contrabaixo, e de Marcos Cavaleiro, na bateria. O repertório a apresentar é constituído por nove temas originais de Eurico, alinhados de forma a se aglomerarem em três pequenas trilogias, a primeira introdutória, a segunda de desenvolvimento e a terceira ritual e redentora.

+ informação
Álbum teaser «Copal»

LUÍS VICENTE TRIO

22 de outubro, sábado, 23 e 24 horas | 22 october, saturday, 11 p.m. and 12 a.m.

Luís Vicente – trompete
Gonçalo Almeida – contrabaixo
Pedro Melo Alves – bateria

Luís Vicente é um dos mais ativos e dinâmicos músicos da atualidade, nas áreas do jazz e da música livremente improvisada, formado pela Escola de Jazz Luiz Villas Boas/Hot Club de Portugal, em que teve oportunidade de estudar com João Moreira, Tomás Pimentel, Vasco Mendonça, Afonso Pais, Filipe Melo, Bruno Santos e André Fernandes. Já tocou em dezenas de salas e festivais em Portugal e em diversos países europeus com o seu trio e o seu quarteto e ainda integrado noutras formações musicais. 

Em 2021, o trio lançou o álbum «Chanting in the Name of», editado pela Clean Feed, um trabalho no qual se fez acompanhar pelos músicos com os quais atua no SeixalJazz Clube.

+ informação
Discografia

Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, 119 – Seixal

SEIXALJAZZ CLUBE

 

Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense
Avenida Dom Nuno Álvares Pereira, 119 – Seixal

ENTRADA LIVRE | FREE

Partilhar

Está aqui