Seixal no Portugal Smart Cities Summit 2022

Outubro 2022
    Outubro 2022
10.00 h

No Seixal, o futuro já está a ser construído hoje, com projetos ligados à mobilidade, ambiente, sustentabilidade, energia e tecnologia, sempre tendo presente a importância da proximidade e participação dos munícipes. Está a ser feita uma viagem em nome da sustentabilidade, em direção a um município mais inteligente e inovador.

No stande municipal no Portugal Smart Cities Summit, vão ser apresentados alguns dos projetos que estão a ser desenvolvidos, integrados na marca Seixal On, com destaque para as áreas de recolha de resíduos e biorresíduos.

Projetos apresentados no stande

• Recolher Porta a Porta para Valorizar: implementação da recolha seletiva de biorresíduos nas zonas do concelho que já têm recolha a porta a porta.

• Gestão integrada da recolha de resíduos com o sistema 360 Waste: permite a recolha de dados em tempo real através de tecnologia inovadora e que fornece orientações para uma execução precisa, melhorando o serviço e poupando recursos.

• Projeto Seixal +: integra diversas iniciativas e projetos que visam a proximidade com a população (Gabinete de ParticipaçãoPortal Seixal + | Fórum Seixal + | Seixal + Perto | Seixal + Estacionamento | Peões em Segurança | Kit Limpa Tags).

• Trotinetes elétricas: as trotinetes elétricas da empresa de mobilidade Bolt chegaram ao Seixal em julho de 2022. Existem 300 distribuídas em 26 pontos do concelho.

• Pontos de carregamento elétrico para automóveis: permitem carregar as baterias dos veículos elétricos. Estão em funcionamento dois: um no Seixal, outro em Amora.

• Quiosques verdes: estão a ser instalados no Seixal e em Amora, são locais de produção e armazenamento de energia elétrica renovável de origem fotovoltaica e eólica e vão estar disponíveis para o carregamento de veículos de mobilidade elétrica individual, como bicicletas ou trotinetes.

• Parque Metropolitano da Biodiversidade: está a nascer na Verdizela. Nesta primeira fase, o parque conta com uma área de 7 hectares, mas no futuro irá abranger uma área superior a 400 hectares, pelo que será o segundo maior parque urbano da Área Metropolitana de Lisboa.

• Peddy App e App GO: aplicações móveis que visam a promoção do uso de transporte público junto da comunidade escolar. São projetos da Agência Municipal de Energia do Seixal financiados pelo Fundo Ambiental.

No stande do Seixal, pode fazer uma viagem a um futuro sustentável, que começa hoje.

De terça a quinta-feira, das 10 às 19 horas.

FIL – Parque das Nações, Lisboa