Marchas populares das escolas 2019

A tradição voltou a cumprir-se com mais de 400 crianças a desfilarem nas marchas populares dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo da rede pública que, no dia 21 de junho, abriram as Festas Populares de S. Pedro, no Seixal.

Um projeto do Plano Educativo Municipal (PEM) que, há mais de duas décadas, anima o final do ano letivo. As crianças desfilaram na Rua Paiva Coelho e na Avenida D. Nuno Álvares Pereira até à Praça 1.º de Maio, onde se apresentaram perante uma plateia composta por pais, população e representantes da Câmara Municipal do Seixal, Assembleia Municipal do Seixal e das juntas de freguesia do concelho.

Ao longo de semanas, professores, educadores, pessoal não docente, pais, encarregados de educação e crianças envolvem-se na construção deste momento que dá vida às tradições locais. O projeto é concretizado com o contributo de poetas, músicos e costureiras que participam na confeção dos fatos e acessórios, na composição da letra, música e coreografia para que, durante a apresentação, tudo saia perfeito. Algumas marchas são acompanhadas pelo Cavalinho, músicos que tocam ao vivo, à frente dos pequenos marchantes.

Os temas que as marchas abordaram estavam relacionados com os projetos desenvolvidos na sala de aula. No ano letivo 2018-2019, o PEM propôs à comunidade educativa trabalhar o tema «Educação e Sustentabilidade». O PEM associou-se aos desígnios da educação no século XXI: educar para a cidadania global e garantir a sustentabilidade ambiental.

Este é um projeto dinamizado pelas escolas e Câmara Municipal do Seixal, em parceria com as juntas de freguesia e o movimento associativo de pais e encarregados de educação.

Joaquim Santos, presidente da Câmara Municipal do Seixal, sublinhou que «foi da melhor forma, com as marchas populares das crianças dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo, que assinalámos o início das Festas Populares do Concelho do Seixal.

Agradecemos à comunidade educativa, a todos os que ajudaram a fazer este projeto, do qual sobressai a alegria e a força que as nossas crianças nos transmitiram. Esta é uma mostra do trabalho desenvolvido na escola pública que promove projetos de qualidade como este».

Empenho e criatividade não faltaram às nove escolas que aceitaram o desafio de desfilar a rigor, dando a conhecer a preocupação com a sustentabilidade, através de temas tão diferentes.