Menos IMI, Mais Investimento

Em 2016, o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai baixar para todos no concelho do Seixal e o investimento público vai aumentar, tal como o orçamento municipal, que é de 81,5 milhões de euros, mais 1,5 milhões do que o anterior.

Uma gestão pública de qualidade, que se reflete na recuperação económica que a autarquia tem vindo a realizar, permite agora apresentar um plano de ação ambicioso, alicerçado na capacidade dos trabalhadores da autarquia.

A gestão financeira rigorosa da Câmara Municipal do Seixal irá permitir, em 2016, menos IMI e mais investimento, com vantagens para todos.

O trabalho criterioso ao nível das receitas e das despesas permitiu cumprir o plano de recuperação definido e, assim, adequar a estrutura de custos às receitas disponíveis, equilibrando as contas da autarquia.

Menos IMI

A descida do IMI para 0,410 por cento foi aprovada na Assembleia Municipal do Seixal no dia 2 de novembro. Até então, este imposto municipal estava fixado em 0,415 por cento.

A opção do município do Seixal foi a de baixar o IMI para todos e não apenas para as famílias com filhos.

Esta descida contraria até a previsão do Plano de Consolidação Orçamental, aprovado há dois anos, que estipulava uma subida da taxa em 2016. A boa gestão realizada e a renegociação das taxas de juro dos empréstimos bancários permitiram inverter a tendência de subida.

Ao mesmo tempo, o município do Seixal optou por isentar de Derrama durante um ano as novas empresas que se fixem no concelho e que criem ou mantenham dois ou mais postos de trabalho. Este imposto incide sobre o lucro tributável das empresas.

Mais Investimento

Para 2016, a Câmara Municipal do Seixal conta com um orçamento de 81,5 milhões de euros. As Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2016 foram aprovados na reunião de câmara de 22 de outubro e na sessão da assembleia municipal de 30 de novembro.

A aposta no turismo no concelho é um dos objetivos estratégicos no quadro geral de novos investimentos. O projeto Seixal Vila Hotel, orçado em 2 milhões de euros, vai requalificar o núcleo urbano antigo do Seixal e oferecer uma oferta turística diferenciada e de qualidade que aposta na restauração, no alojamento e no comércio local, demarcando-se do turismo de massas.

A intervenção da Câmara Municipal do Seixal passa pela reconversão das infraestruturas de água e saneamento, obras pluviais, novo mobiliário urbano, pavimentos e extensão da área de circulação de peões. O alargamento do passeio ribeirinho em cinco metros de largura, desde a antiga fábrica corticeira Mundet até ao jardim do Seixal, também avança em 2016.

A autarquia irá procurar consolidar as intervenções no saneamento básico, na higiene urbana e na rede viária municipal e investir na promoção do território.

Arranca ainda a construção da Escola Básica de Santa Marta do Pinhal; a Praça Central da Torre da Marinha será também requalificada; a Mundet recebe um equipamento desportivo coberto para a prática de hóquei em patins; será implementado o sistema de recolha semienterrado de resíduos urbanos em Miratejo; prossegue a execução da rede de saneamento nos Morgados, em Fernão Ferro, na Verdizela e em Corroios e começa a obra de drenagem da Quinta do Damião, nos Foros de Amora; a ponte pedonal e ciclável que liga as zonas ribeirinhas de Amora e Arrentela, junto à Ponte da Fraternidade, também será uma realidade.

Mais são muitos mais os projetos e investimentos previstos para 2016, conheça-os acedendo a esta página.