Núcleo Urbano Antigo do Seixal

O núcleo urbano antigo do Seixal vai ter uma nova vida. A obra de prolongamento do passeio ribeirinho do Seixal já está no terreno e a intervenção inclui também trabalhos ao nível das infraestruturas e qualificação do espaço público. Trata-se de uma obra de referência que irá contribuir para o reforço identitário do concelho e trará uma mais-valia em termos paisagísticos.

A intervenção abrange uma área de 6 hectares e representa um investimento de cerca de 2 milhões de euros.

Esta é uma forma de intervenção no território em que o património é mantido, no todo ou em parte substancial, e modernizado através de obras de remodelação ou beneficiação, construção, reconstrução ou alteração dos edifícios.

A aposta no turismo é também muito importante nesta requalificação. Para além da Estação Náutica Baía do Seixal, que é a porta de entrada no concelho por via marítima, existem outros projetos em curso, como a criação de um hostel integrado no Seixal Vila Hotel, uma forma de alojamento que trará aos visitantes a vivência de uma vila piscatória junto a Lisboa.

Passeio ribeirinho

A empreitada de prolongamento do passeio ribeirinho do Seixal trará grandes transformações na zona da marginal. A Avenida D. Nun’Álvares Pereira será inteiramente pedonalizada, sendo garantida a circulação de veículos apenas para cargas e descargas, acesso a garagens e emergências. Nas ruas de coexistência entre peões, velocípedes e automóveis, o limite de velocidade máxima será de 30 km/hora.

A Praça da República será uma nova área de lazer e fará a ligação entre o percurso pedonal que rodeia a Baía e o interior do núcleo urbano antigo. O projeto acentua a continuidade do percurso pedonal e ciclável, afastando-o ou aproximando-o do rio, consoante a criação de áreas verdes junto às margens.

Reabilitação urbana

A câmara municipal delimitou as Áreas de Reabilitação Urbana (ARU), zonas definidas de intervenção, e atribui incentivos à reabilitação, como a isenção do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entre três e cinco anos, a isenção do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) na primeira transmissão, a isenção das taxas municipais de constituição de propriedade horizontal e ocupação do espaço público por motivo de obras e vistorias, entre outros. Saiba mais sobre as Áreas de Reabilitação Urbana.

Seixal Vila Hotel

Seixal Vila Hotel é um novo conceito de alojamento que a câmara municipal pretende implementar e dinamizar no núcleo urbano antigo do Seixal. A ideia é que o edificado de casas antigas, devidamente recuperadas, se transforme em alojamento turístico, constituindo-se como um hotel de rua.

Pretende-que esta oferta seja um complemento à oferta turística de Lisboa, para pessoas que procuram experiências diferentes, mais calmas, menos massificadas.

Rota do bacalhau

A Rota do Bacalhau é um produto turístico que tem como principal objetivo a promoção do Seixal, da sua cultura e das suas tradições. Este produto surgiu de uma parceria estabelecida entre o município e a On Innovation, ao qual já se juntaram outros parceiros como a Lisbon By Boat, a Manteigaria Silva e alguns restaurantes locais.

O objetivo é fazer um turismo diferente em que os passageiros embarcam em Lisboa, a bordo de uma embarcação tradicional, com destino ao Seixal,onde podem ser desenvolvidas diversas atividades como visitas a património, atividades náuticas e desportivas e ainda a degustação de uma ementa com assinatura onde o protagonista é o bacalhau.