Abertura do Centro Internacional de Medalha Contemporânea

28 Abr '21

O Centro Internacional de Medalha Contemporânea vai ser inaugurado no próximo dia 30 de abril, sexta-feira, às 17.30 horas, ainda no âmbito das Comemorações do 25 de Abril neste concelho, estando a abertura ao público agendada para o dia 4 de maio, terça-feira.

Situado na Quinta da Fidalga, em Arrentela, o Centro Internacional de Medalha Contemporânea resulta da recuperação de um edifício histórico ali existente e pretende ser um espaço de valorização e divulgação da medalhística, assim como um ponto de encontro, nas vertentes nacional e internacional, entre medalhistas, comunidade escolar e académica e público em geral.

O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Joaquim Santos, refere que «este será um espaço cultural de enorme valor, pois permitirá a partilha de conhecimento entre a comunidade científica e académica, além de proporcionar ao público em geral o contacto privilegiado com esta área do saber».

O projeto, que envolveu um investimento municipal de 248 594 euros, surge na sequência de uma aposta do município na área da medalhística, fruto de um trabalho com mais de 20 anos e já reconhecido nacional e internacionalmente, nomeadamente em bienais, exposições, formações, workshops e ainda num congresso mundial da Federação Internacional da Medalha.

O Centro Internacional de Medalha Contemporânea contará com uma sala de exposições temporárias, uma sala de reuniões/formações, duas salas para oficinas/ateliês, um centro de documentação especializado e uma sala para acervo, além de um espaço exterior. A exposição de abertura será composta por 80 medalhas com datas que vão desde 1813 até 2021, consistindo em doações da autoria de artistas que participaram nas bienais do Seixal e dos prémios que se promoveram, sendo uma parte significativa doada pelo escultor João Duarte, um dos artistas nacionais que mais se tem dedicado à criação, ensino e divulgação desta arte e que colabora com o Município do Seixal há já vários anos.

Neste espaço de conhecimento, irão realizar-se exposições, oficinas e ações de formação, bienais nacionais e/ou internacionais, seminários e congressos, edição de publicações, entre outras atividades que promovam a investigação e a transmissão de conhecimento.

Recorde-se que a divulgação da medalha contemporânea tem sido uma aposta deste município, desde a realização da 1.ª Exposição de Medalha Contemporânea no Seixal, realizada na Galeria de Exposições Augusto Cabrita, em 1997. Seguiram-se as Bienais de Medalha Contemporânea - Seixal, com a primeira edição realizada em 1999 e que, num total de seis edições e com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, contaram com cerca de 300 medalhistas participantes oriundos de dezenas de países.

Em 2005, a autarquia instituiu o Prémio Hélder Baptista, em homenagem a um dos maiores nomes da medalha contemporâneos e que fazia uma extraordinária interação com as instituições de ensino concelhias.

Este novo equipamento, a par da existente Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, e da sua enorme riqueza histórica, fazem cada vez mais da Quinta da Fidalga um grande espaço cultural.

Mais informações sobre o Centro Internacional de Medalha Contemporânea