Exposição evoca Saramago e trabalhadores da Mundet

Exposição Levantados do Chão
01 Jul '22

É inaugurada amanhã, dia 2 de julho, às 10 horas, junto ao pequeno povoamento de sobreiros do Parque Urbano do Seixal, a exposição Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal.

Durante esta manhã de festa e de contacto direto com o universo corticeiro, é possível assistir à atuação do Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, associada à apresentação de Ana Durão Machado, autora da publicação editada pela Câmara Municipal do Seixal «Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar», e à leitura de trechos do romance «Levantado do Chão», de José Saramago, com a colaboração da Biblioteca Municipal do Seixal.

Esta exposição de rua, que se realiza no âmbito das comemorações do centenário de nascimento de José Saramago (1922-2022), apresenta os trabalhadores da Mundet e os sobreiros, mão de obra e matéria-prima indissociáveis da expansão do negócio corticeiro da fábrica e do desenvolvimento económico, sociocultural e político do Seixal, ao longo do século XX.

As inscrições para a inauguração da exposição são gratuitas, mas obrigatórias através do telefone 210 976 112 ou do email ecomuseu.se@cm-seixal.pt.

Mais informações AQUI.