Julho 2022
    Março 2023
10.00 h

Integrada nas Comemorações do Centenário de Nascimento de José Saramago, esta exposição apresenta os trabalhadores da Mundet e os sobreiros, mão-de-obra e matéria-prima indissociáveis da expansão do negócio corticeiro da fabrica e do desenvolvimento económico, sociocultural e político do Seixal, ao longo do século XX.

«Do chão sabemos que se levantam as searas e as árvores, levantam-se os animais que correm os campos ou voam por cima deles, levantam-se os homens e as suas esperanças.»
«Levantado do Chão», 1980

A exposição estará patente até 31 de março de 2023.

Catálogo da exposição – PDF [1,15 MB]
O catálogo encontra-se também disponível para leitura no ISSUU.

Integrated into the Commemorations of the Centenary of the Birth of José Saramago, this exhibition aims to present the workers of the Mundet factory and the cork oaks, labour and raw material essential to the expansion of the Mundet cork business and, simultaneously, to the economic, sociocultural and political development of Seixal throughout the 20th century.

«From the ground, we know that they raised the crops and the trees, they raised the animals that would run through the fields or fly above, they raised men and all of their hopes.»
«Raised from the Ground», 1980

The exhibition will be open until December 31.

Exhibition catalogue – PDF [1,22 MB]
The catalogue is also available for reading on ISSUU.

Inauguração

No âmbito do programa comemorativo do centenário do escritor José Saramago (1922-2022), convidamos todos a participarem na inauguração da exposição de exterior Levantados do Chão: das Planuras Alentejanas ao Bulício da Fábrica Mundet, no Seixal, que terá lugar no dia 2 de julho, sábado, às 10 horas, junto ao pequeno povoamento de sobreiros do Parque Urbano do Seixal (Mundet).

Nesta manhã de festa e de contacto direto com o universo corticeiro, venha assistir à atuação Grupo Coral Alentejano da Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal, associada à apresentação de Ana Durão Machado, autora da publicação, editada pela Câmara Municipal, Abalei do Alentejo para no Seixal Trabalhar.

Como não poderia deixar de ser, contando com a colaboração da Biblioteca Municipal, será realizada a leitura de trechos do romance Levantado do Chão, de José Saramago.

Inscrições/Informações 210 976 112 ou ecomuseu.se@cm-seixal.pt

A participação na inauguração é gratuita, mas sujeita a inscrição