Lagarta-do-pinheiro: saiba o que deve fazer

-
06 Fev '24

Entre dezembro e março, a lagarta-do-pinheiro começa a descer da árvore para se enterrar na terra, cumprindo a «procissão» de que recebe o nome. É nesta altura do ano que a praga se encontra mais visível no concelho, sendo nesta fase que constitui um perigo para a saúde das pessoas e animais domésticos.

A lagarta-do-pinheiro também conhecida como processionária («Thaumetopoea pityocampa Schiff») é um inseto desfolhador dos pinheiros e cedros em Portugal. A partir de dezembro/janeiro, surgem as filas de lagartas a descer pelos troncos e são os seus pelos urticantes que, em contacto, podem provocar alergias na pele, no sistema ocular e no aparelho respiratório. As crianças e os animais domésticos, principalmente os cães, são os principais afetados, pelo que se vir ninhos de lagarta-do-pinheiro deve tomar as medidas de controlo necessárias.

Todos os anos, entre setembro e novembro, é realizado o controlo desta praga pela Câmara Municipal do Seixal, através do tratamento por microinjeção dos pinheiros em parques, jardins, escolas e espaços de jogo e recreio infantil. A câmara municipal também procede à colocação e monitorização de ninhos para nidificação de predadores naturais desta praga (chapim), que ajudam a regular a sua população e manter o equilíbrio natural.

Complementarmente, a autarquia desenvolve ações de sensibilização junto da população, nomeadamente através do incentivo à preservação dos predadores naturais e cuidados a ter na fase de maior risco de contacto. Tendo em conta que a erradicação da lagarta-do-pinheiro é virtualmente impossível e ecologicamente indesejável, a sensibilização da população que com ela contacta anualmente é uma prioridade para o município.

Em janeiro de 2023, e no âmbito do projeto O Chapim Vai à Escola, foram realizadas duas atividades de sensibilização ambiental sobre a questão da lagarta-do-pinheiro, as causas e os desafios e estratégias de controlo desta espécie de uma forma mais sustentável e ecológica, recorrendo aos seus predadores naturais: uma atividade com a Associação de Escoteiros de Portugal, Grupo 269 – Fernão Ferro no Parque Urbano de Fernão Ferro (Parque das Lagoas) e outra com alunos da Escola Básica da Quinta da Cabouca. Estas duas atividades de sensibilização ambiental envolveram 62 participantes e a atividade realizada com os escoteiros resultou ainda na colocação de cinco caixas-ninho no Parque Urbano de Fernão Ferro (Parque das Lagoas).

No ano de 2023, foram monitorizadas 54 caixas-ninho, instaladas em vários espaços verdes do concelho. No final do período de reprodução, apenas restavam 51, 19 das quais ocupadas com ninhos completos, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 37%. A taxa de ocupação das caixas-ninho instaladas, na época de reprodução de 2023, é bastante satisfatória, tendo em conta o contexto periurbano do Seixal.

Se detetar a presença de lagartas-do-pinheiro ou de ninhos no espaço público, evite qualquer tipo de contacto e avise a autarquia através dos seguintes contactos:

- Linha Seixal Limpo 210 976 011 | Email: seixal.limpo@cm-seixal.pt
- Aplicação Eu Participohttps://euparticipo.seixal.pt/

 

Em caso de contacto com a lagarta-do-pinheiro, saiba o que deve fazer aqui.
 

Partilhar

Está aqui