Monty Alexander a abrir SeixalJazz 2022

22 Set '22

O reconhecido pianista jamaicano Monty Alexander é o eleito para abrir a 23.ª edição do Festival Internacional SeixalJazz, no próximo dia 13 de outubro, às 22 horas, no Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal. Os bilhetes já estão à venda na rede Ticketline.

O músico, nascido em Kingston, radicado há cerca de 60 anos nos Estados Unidos da América, é dono de uma carreira pautada por inúmeras apresentações em diversos pontos do globo, com mais de 20 participações no Festival de Jazz de Montreux e conhecido pela sua capacidade comunicativa, estabelecendo uma relação de grande proximidade com o público.

O seu talento não passou despercebido a Jilly Rizzo, dono de um clube nova-iorquino, e a Frank Sinatra, para o qual atuou numa noite, até altas horas. Na década de 1960, realizou concertos regulares no Minton’s Playhouse, conhecido clube no bairro do Harlem, em Nova Iorque, e durante esses anos conheceu Quincy Jones, Ray Brown e o gigante do piano Oscar Peterson, que o recomendou a Hans Georg Brunner-Schwer, proprietário da editora alemã MPS, para o qual gravou alguns discos entre 1971 e 1985.

Para um público mais abrangente, destaca-se o trabalho com Natalie Cole em «Unforgettable… with Love», vencedor de sete Grammys, álbum de 1991 em que a cantora homenageia o pai, as colaborações no cinema para bandas sonoras de «Bird», de Clint Eastwood, filme biográfico do saxofonista Charlie Parker, e para o filme «For Love of Ivy», em que participa na música principal do filme da autoria de Quincy Jones.

No concerto que apresenta no Seixal, Monty faz-se acompanhar por dois músicos experientes, o baixista canadiano Luke Sellick e o baterista norte-americano Jason Brown, que desenvolvem a sua atividade a partir de Nova Iorque, tendo ambos já colaborado com vários músicos consagrados.

Os bilhetes já estão à venda na Ticketline e bilheteiras do Fórum Cultural do Seixal e terão um custo de 12 euros, com desconto de 25 % para jovens até aos 25 anos, reformados e funcionários das autarquias do Seixal, e a assinatura para todo o festival custará 60 euros.

Programa Auditório Municipal [+]

O regresso dos concertos do SeixalJazz Clube são uma das novidades da 23.ª edição, este ano na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense, com seis noites de entrada gratuita. Os espetáculos decorrerão em duas sessões, a primeira partir das 23 e última começa às 24 horas.

Programa SeixalJazz Clube [+]

Mais informações disponíveis nas redes do festival.