Plano Educativo Municipal 2021-2022

Na 38.ª edição, o Plano Educativo Municipal (PEM) continua a assumir-se como um instrumento que propõe mudar comportamentos no sentido da construção de um mundo mais sustentável e inclusivo. O PEM integra um conjunto de informação sobre as ações, iniciativas e projetos que a autarquia dinamiza ao longo do ano letivo, tendo como preocupação transversal a todos os níveis de ensino o desenvolvimento educacional e a qualificação de toda a comunidade escolar.

A proposta lançada à comunidade educativa é para que trabalhe o tema central «A Igualdade de Direitos», tal como o definido pela Associação de Municípios da Região de Setúbal para o ano letivo 2021-2022. As propostas apresentadas procuram refletir a igualdade de direitos e oportunidades, independentemente do género, etnia ou orientação. No seu cerne, está a ideia de que todos têm os mesmos acessos e direitos, seja na saúde, na educação, no trabalho, ou no lazer, ou ainda na participação social ou nas liberdades individuais.

Com um site mais funcional, acessível e intuitivo, o PEM permite aos professores e alunos de todos os níveis de ensino realizarem um conjunto de projetos em áreas tão diversificadas como o património, a leitura, o ambiente, a saúde, a cidadania, o desporto e os tempos livres. Integra ainda uma oferta de programas de apoio regulares, onde se insere a ação social escolar, o apoio ao movimento associativo de pais e encarregados de educação e a atribuição de bolsas de estudo, entre outros projetos que garantem o regular funcionamento dos edifícios escolares.

No ano letivo 2021-2022, o PEM oferece 12 programas de apoio e cerca de 90 projetos promovidos pelos serviços da Câmara Municipal do Seixal. O PEM continua a proporcionar à comunidade educativa, envolvendo alunos, pais, docentes e funcionários das escolas, bem como ao público em geral, a vivência de novas experiências e simultaneamente disponibiliza informações úteis sobre a oferta educativa de cada escola e da rede de equipamentos culturais e desportivos municipais.

Consulte o Plano Educativo Municipal 2021-2022.

Conheça as edições do PEM de 2009201020112012201320142015, 2016201720182019 e 2021.