Aldeia de Paio Pires Limpa

A nova fase da campanha Seixal Limpo, desta vez dirigida a Aldeia de Paio Pires foi apresentada ao público no dia 3 de março de 2016.

«Aldeia de Paio Pires Limpa»

é o lema desta nova ação que alerta a população para a importância de colocar o lixo nos locais certos, nomeadamente nos contentores e papeleiras, não deixar o lixo no chão e colocar os resíduos recicláveis nos ecopontos, sempre devidamente acondicionados.

A deposição indevida de monos domésticos (resíduos de grandes dimensões) junto dos ecopontos é também um problema a que é dada especial atenção.

Agende uma recolha através da Linha Seixal Limpo: 210 976 011

A deposição de monos deve ser efetuada junto do contentor coletivo de resíduos sólidos mais próximo da residência e não junto dos ecopontos.

Os monos domésticos são recolhidos em cada freguesia de acordo com um calendário fixo. Em Aldeia de Paio Pires a recolha efetua-se às terças-feiras, mas os munícipes podem também agendar a recolha através da Linha Seixal Limpo.

De acordo com o regulamento municipal, o acondicionamento e deposição incorreta dos resíduos urbanos é uma infração punível com coima até 1500 euros.

Saiba onde colocar o lixo

Resíduos indiferenciados (lixo comum)
Contentores (verdes, moloks)para resíduos. Os resíduos recolhidos são depositados no aterro do Ecoparque do Seixal.

Resíduos orgânicos
Se morar numa moradia pode separar estes resíduos e colocá-los em compostores domésticos, transformando-os em fertilizante natural.

Embalagens de vidro, plástico, metal e papel/cartão
Ecoponto mais próximo ou nos Ecocentros. Estes serão processados na Estação de Triagem do Ecoparque do Seixal e, posteriormente, reciclados.

Monos domésticos (resíduos de grandes dimensões)
Contentor de resíduos mais próximo ou à porta, após agendamento. NÃO colocar junto ao ecoponto.

Resíduos verdes
Contentor individual nos dias de recolha estipulados para a sua área de residência ou no contentor colectivo, devidamente acondicionado e tendo em atenção a quantidade, que não deve ser superior a 5/6 sacos. Pode também entregá-los gratuitamente nos Ecocentros.

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
Entregar na AMARSUL, Recielectric, Transucatas ou nos Pontos Eletrão. No concelho existem quatro pontos eletrão para recolha destes resíduos: Rio Sul Shopping; E.Lecrerc; Mercado de Levante de Corroios e Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.

Entulhos de pequenas obras
Recorrer ao sistema de aluguer de big-bags em qualquer Loja do Munícipe ou entrega gratuitamente no Ecocentro do Paio Pires e no Ecoparque do Seixal, até ao limite máximo de 1 tonelada por descarga e 4 toneladas por mês.

Óleos alimentares usados
Oleões existentes na via pública. Outros óleos não alimentares podem ser entregues no Ecocentro de Vale de Milhaços.

Pilhas e acumuladores
Pilhão dos ecopontos.

Roupa usada
Contentores próprios da Associação Humana, existentes na via pública ou entregues em instituições de solidariedade social. Em Aldeia de Paio Pires, pode encontrar 4 contentores de recolha de roupa usada: na delegação da junta de freguesia no Casal do Marco; no Mercado Municipal do Casal do Marco; no Mercado Municipal de Paio Pires e na Associação dos Serviços Sociais dos Trabalhadores das Autarquias do Seixal.

Medicamentos fora de uso
Farmácias.

Problemas sinalizados

- Uso abusivo e indevido dos ecopontos;
- Inexistência de práticas de deposição seletiva da parte dos munícipes servidos pelo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos porta a porta;
- Proliferação e incorreta deposição de monos domésticos, devido a um comportamento pouco sustentável no âmbito da política dos 3 R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

Um concelho mais limpo depende da colaboração de todos! Em caso de dúvida não hesite e contacte a Linha Seixal Limpo pelo telefone 210 976 011.