Arrentela Limpa

Arrentela Limpa é uma nova fase da campanha Seixal Limpo, que tem percorrido as várias freguesias com o objetivo de alertar a população para a importância de colocar o lixo nos locais certos.

A apresentação pública decorre no dia 30 de novembro, às 21 horas, no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, com a promoção das principais linhas de atuação da autarquia e um breve quadro da situação atual da freguesia.

A colaboração de todos é essencial!

Os resíduos devem ser sempre colocados nos locais certos, dentro dos contentores respetivos e devidamente acondicionados. De acordo com o regulamento municipal, o acondicionamento e deposição incorreta dos resíduos urbanos é uma infração, punível com coima até 1500 euros.

Linha Seixal Limpo: 210 976 011

Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados podem ainda ser solicitados através da Linha Seixal Limpo 210 976 011 ou ainda através do email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt

Conheça qual o sistema que serve a localidade onde reside (Mapas do Concelho - Limpeza Urbana) e se necessário solicite a recolha de resíduos ou outro serviço de higiene urbana através dos Serviços Online.

Saiba onde colocar o lixo

Resíduos indiferenciados (lixo comum)
Nos contentores (verdes, individuais, semienterrados) para resíduos. Os resíduos recolhidos são depositados no aterro do Ecoparque do Seixal.

Resíduos orgânicos
Se morar numa moradia pode separar estes resíduos e colocá-los em compostores domésticos,  transformando-os em fertilizante natural.

Embalagens vidro, plástico, metal e papel/cartão
Eoponto mais próximo ou nos ecocentros. Estes serão processados na Estação de Triagem do Ecoparque dov Seixal e, posteriormente reciclados.

Monos domésticos (resíduos grandes dimensões)
Junto ao contentor de resíduos mais próximo ou à porta, após agendamento. Não colocar junto ao ecoponto. Estes resíduos volumosos são recolhidos semanalmente, em cada freguesia, devendo contactar a câmara municipal para agendar a recolha, através da Linha Seixal Limpo. Em Arrentela, o dia de recolha destes resíduos é às terças-feiras.

Resíduos verdes
Junto ao contentor individual nos dias de recolha estipulados para a sua área de residência ou no contentor coletivo, devidamente acondicionados e tendo em atenção a quantidade, que não deve ser superior a 5/6 sacos. Pode também entregá-los gratuitamente nos ecocentros.

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
Etregar na AMARSUL, Recielectric ou nos quatro Pontos Eletrão existentes no concelho, no âmbito do protocolo com a Amb3e. 

Entulhos de pequenas obras
Pode recorrer ao sistema de aluguer de Big-Bags em qualquer Loja do Munícipe ou entregá-los gratuitamente no Ecoparque do Seixal, até ao limite máximo de 1 tonelada por descarga e 4 toneladas
por mês.

Óleos alimentares usados
Nos oleões existentes na via pública. Na freguesia de Arrentela, existem cinco destes equipamentos. Outros óleos não alimentares podem ser entregues no Ecocentro de Vale de Milhaços.

Pilhas e acumuladores
No pilhão dos ecopontos.

Roupa usada
Em contentores próprios existentes na via pública ou entregues em instituições de solidariedade social. Em Arrentela, pode encontrar dois contentores de recolha de roupa usada, no âmbito do protocolo com a
Associação Humana.

Medicamentos fora de uso
Nas farmácias.

Ponto de Recolha de Monos e Resíduos Verdes

Rua Jacinto Prado Coelho, Arrentela, 2840-439 SEIXAL

 

O que pode entregar

Resíduos indiferenciados, como monos e verdes.
Não é permitida a deposição de residuos de construção e demolição.
(Dirigido apenas para moradores da freguesia de Arrentela)
 

Problemas sinalizados

- Uso abusivo e indevido dos ecopontos;
- Inexistência de práticas de deposição seletiva da parte dos munícipes servidos pelo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos porta a porta;
- Proliferação e incorreta deposição de monos domésticos, devido a um comportamento pouco sustentável no âmbito da política dos 3 R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

 

Contactos úteis

Linha Seixal Limpo - 210 976 011
Ponto de Recolha de Monos e Resíduos Verdes - 210 939 257
Ecocentro de Vale de Milhaços - 932 173 925
Ecoparque do Seixal – Amarsul - 800 205 674

Partilhar

Está aqui