Corroios Limpo

Durante o mês de setembro de 2015 é  lançada a campanha Corroios Limpo, que relembra a população, especialmente a desta freguesia, para a importância de colocar o lixo nos locais certos, nomeadamente nos contentores e papeleiras, não deixando o lixo no chão, e colocando os resíduos recicláveis nos ecopontos. 

Será também dada especial atenção ao problema da deposição indevida de monos (resíduos de grandes dimensões) junto dos ecopontos. A deposição de monos deve ser efetuada junto do contentor coletivo de resíduos sólidos mais próximo da sua residência e não junto dos ecopontos, sendo que os mesmos são recolhidos em cada freguesia de acordo com um calendário fixo. Em Corroios a recolha efetua-se às segundas-feiras.

Linha Seixal Limpo: 210 976 011

É possível também agendar a recolha através da Linha Seixal Limpo, sendo que os munícipes abrangidos pelo sistema de recolha porta a porta deverão sempre contactar a câmara municipal.

Os dejetos caninos são também um problema já identificado, pelo que se torna essencial alertar os munícipes para que apanhem os dejetos dos seus cães e os coloquem no lixo.

Saiba onde colocar o lixo

Resíduos indiferenciados (lixo comum) 
Contentores (verdes, moloks) para resíduos. Os resíduos recolhidos são depositados no aterro do Ecoparque do Seixal.

Resíduos orgânicos
Se morar numa moradia pode separar estes resíduos e colocá-los em compostores domésticos, transformando-os em fertilizante natural.

Embalagens, vidro, plástico, metal e papel/cartão 
Ecoponto mais próximo ou Ecocentro de Vale de Milhaços. Estes serão processados na Estação de Triagem do Ecoparque do Seixal e, posteriormente, reciclados.

Monos domésticos (resíduos de grandes dimensões)
Junto ao contentor de resíduos mais próximo ou à porta, após agendamento. NÃO colocar junto ao ecoponto. Estes resíduos volumosos são recolhidos semanalmente, em cada freguesia, devendo contactar a Câmara Municipal do Seixal para agendar a recolha, através da Linha Seixal Limpo.

Resíduos verdes
Junto ao contentor individual nos dias de recolha estipulados para a sua área de residência, tendo em atenção a quantidade, que não deve ser superior a 5/6 sacos. Pode também entregá-los gratuitamente nos Ecocentros de Vale de Milhaços e da Junta de Freguesia de Fernão Ferro.

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) 
Entregar na AMARSUL, Recielectric, Transucatas ou nos Pontos Eletrão.

Entulhos de pequenas obras 
Pode recorrer ao sistema de aluguer de big-bags em qualquer Loja do Munícipe ou entregá-los gratuitamente no Ecoparque do Seixal, até ao limite máximo de 1 tonelada por descarga e 4 toneladas por mês.

Óleos alimentares usados
Oleões na via pública. Outros óleos não alimentares podem ser entregues no Ecocentro de Vale de Milhaços.

Pilhas e acumuladores
No pilhão dos ecopontos.

Roupa usada
Contentores próprios da Associação Humana, existentes na via pública ou entregues em instituições de solidariedade social.

Medicamentos fora de uso
Farmácias.

Em caso de dúvida, não hesite e contacte a Linha Seixal Limpo pelo telefone 210 976 011.

Problemas sinalizados

- Uso abusivo e indevido dos ecopontos;
- Inexistência de práticas de deposição seletiva da parte dos munícipes servidos pelo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos porta a porta;
- Proliferação e incorreta deposição de monos domésticos, devido a um comportamento pouco sustentável no âmbito da política dos 3 R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

 

Um concelho mais limpo depende da colaboração de todos! Em caso de dúvida não hesite e contacte a Linha Seixal Limpo pelo telefone 210 976 011. 

Partilhar

Está aqui