Amora Limpa

A campanha Seixal Limpo chegou à freguesia de Amora. A apresentação aconteceu dia 26 de outubro, na Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos de Amora. Com a iniciativa, a autarquia pretende sensibilizar a população para a importância de se colocar o lixo nos locais certos e informar sobre a localização dos equipamentos de recolha e as formas de acondicionamento e separação dos vários tipos de resíduos. 

Conheça qual o sistema que serve a localidade onde reside (Mapas do Concelho - Limpeza Urbana) e se necessário solicite a recolha de resíduos ou outro serviço de higiene urbana através dos Serviços Online.

Ao nível da fiscalização ambiental, as infrações nesta área resultam num auto de contraordenação. 

Fiscalização: 17 132 ações em 2016

Em 2015, foram identificados mais 63 infratores do que em 2014, e em 2016 já foram identificados 167 infratores, mais do que o total de 2015. De registar que dos 78 locais sinalizados por deposição indevida de resíduos, 11 locais situam-se em Amora, o que corresponde a 16 por cento dos ilícitos ambientais. 

Linha Seixal Limpo: 210 976 011

Qualquer pedido ou esclarecimento relativo aos serviços de limpeza urbana prestados podem ainda ser solicitados através da Linha Seixal Limpo 210 976 011 ou ainda através do email div.ambiente.salubridade@cm-seixal.pt

Saiba onde colocar o lixo

Resíduos urbanos (lixo comum)
Contentores para resíduos (verdes, moloks). São depois depositados no aterro do Ecoparque do Seixal. 
Embalagens, vidro, plástico, metal e papel/cartão
Ecoponto ou nos ecocentros. Serão processados na Estação de Triagem do Ecoparque do Seixal e, posteriormente, reciclados. 

Monos domésticos (resíduos de grandes dimensões)
Junto ao contentor de resíduos mais próximo ou à porta, após agendamento de recolha através da Linha Seixal Limpo. NÃO colocar junto ao ecoponto. Pode também entregá-los gratuitamente no ecocentro de Vale de Milhaços e pontos de recolha das freguesias (atualmente em Fernão Ferro e Aldeia de Paio Pires). 

Resíduos verdes
No contentor, devidamente acondicionados em sacos. Pode também entregá-los gratuitamente no ecocentro e pontos de recolha das freguesias (atualmente em Fernão Ferro e Paio Pires). 

Resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE)
AMARSUL, Recielectric, Transucatas ou nos Pontos Eletrão. Resíduos de construção e demolição: aluguer de big-bags nas Lojas do Munícipe ou entrega no Ecoparque do Seixal, até ao limite máximo de 1 tonelada por descarga e 4 toneladas por mês. 

Óleos alimentares usados
Óleões na via pública. Óleos não alimentares podem ser entregues no Ecocentro de Vale de Milhaços. 

Pilhas e acumuladores
No pilhão dos ecopontos. Roupa usada: em contentores próprios existentes na via pública.

 

Problemas sinalizados

- Uso abusivo e indevido dos ecopontos;
- Inexistência de práticas de deposição seletiva da parte dos munícipes servidos pelo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos porta a porta;
- Proliferação e incorreta deposição de monos domésticos, devido a um comportamento pouco sustentável no âmbito da política dos 3 R – Reduzir, Reutilizar, Reciclar.

 

Um concelho mais limpo depende da colaboração de todos! Em caso de dúvida não hesite e contacte a Linha Seixal Limpo pelo telefone 210 976 011. 

Partilhar

Está aqui